​Apresentação de propostas de estudos para PPP do Metrofor será no dia 18 de maio

4 de maio de 2018 - 14:44

Foto: Nívia Uchoa/Governo do Ceará

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos recebe no dia 18 de maio as propostas de estudos para a futura Parceria Público Privada de parte das linhas do Sistema Metroviário do Ceará. Serão objeto da PPP as linhas Sul, VLT Parangaba-Mucuripe e os VLTs de Cariri e Sobral. O edital da Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), com todos as regras de participação, já está disponível no site do Metrofor (www.metrofor.ce.gov.br). Através da PMI, empresas selecionadas poderão realizar estudos que servirão de base para a construção do modelo da futura PPP.

A apresentação de propostas será de 8h às 13h, na sede da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, no bairro Moura Brasil. Às 15h será feita a abertura dos envelopes, marcando o início da análise interna das propostas. O edital está disponível nos idiomas inglês e português.

A Parceria Público Privada – que será realizada após a PMI – tem objetivo de conceder a ente privado o direito de operação e exploração de parte das linhas metroviárias do Ceará, tendo como contrapartida a obrigatoriedade de prestar serviços de alta qualidade para os cidadãos e seguir uma agenda de manutenção nas linhas, a longo prazo, sob fiscalização do Governo do Ceará.

A Linha Sul possui 24,1 km de extensão, 19 estações em operação, uma em construção e interliga três cidades na Região Metropolitana (Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza). O VLT Parangaba-Mucuripe encontra-se em fase de implantação, e um trecho de 5 km e 4 estações já está em Operação Assistida, transportando passageiros gratuitamente. No total, esta linha terá 13,4 Km de extensão e 10 estações. No Cariri, o VLT possui 9 estações, em 13,6 km de extensão. No VLT de Sobral são duas linhas que totalizam 12 estações e 13,9 km de via férrea.​