Secretarias e Órgãos

Telefones Úteis


Acesso Rápido

Redes Sociais

Gestores

EDUARDO FONTES HOTZ

DIRETOR-PRESIDENTE

Arquiteto e professor da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como coordenador na Diretoria de Projetos do Metrô de São Paulo. Assessorou as empresas EBTU-Brasília e CBTU/Adm.Central-Rio de Janeiro, e, em seguida assumiu a função de Diretor Técnico e Presidente da EMPLASA-São Paulo. Foi também Coordenador e Secretário do Conselho Gestor da Região Metropolitana da Baixada Santista e sócio fundador e gerente da CSA Consultoria. Atualmente, é Diretor Presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), desde 16 de março de 2015.

 

 

EDILSON ARAGÃO

DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA

Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (1984); Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Professor de Projeto Urbanístico da Universidade de Fortaleza (Unifor). É Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de Projeto e Planejamento de Transportes Metroferroviários.

 

 

MAURÍLIO BANHOS

DIRETOR DE OBRAS SUBTERRÂNEAS

Engenheiro mecânico, graduado pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e especialista em construções sustentáveis, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Iniciou a carreira como fiscal de obras da Cegece, em 1982. Na mesma empresa, nos anos seguintes, ocupou as funções de chefe da divisão de tratamento e reservação, gerente da divisão de manutenção eletromecânica, gerente do departamento de produção, diretor de operações e coordenador de obras da capital. Na Prefeitura de Fortaleza, foi diretor de edificações da SUMOV, chefe do núcleo de obras e edificações, gerente de meio ambiente da SER-II e secretário regional da SER-VI. Atualmente, diretor de obras subterrâneas da Metrofor.

 

 

JOÃO MENESCAL

DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO

Engenheiro Civil pela UFC, mestre em hidráulica e saneamento pela USP e MBA nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Executivo. Iniciou a carreira como assessor técnico nas obras de construção do Porto do Pecém e Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Fortaleza através de SEINFRA. Na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) atuou com gerente de Projetos, Planejamento, Programa Sanear II e de Unidade de Negócios Oeste. Na iniciativa privada coordenou projetos de infraestrutura como CAC e ZPE. Na Prefeitura de Fortaleza, atuou como assessor especial de gerenciamento de projetos, a frente de projetos de mobilidade.

 

 

TUPINAMBÁ ALMEIDA

DIRETOR DE GESTÃO EMPRESARIAL

Advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, iniciou a carreira no Banco do Estado do Ceará como bolsista em 1980, tendo atuado nesta instituição nos anos seguintes, ocupando os cargos de bancário-administrativo, caixa-executivo, estagiário do departamento jurídico, advogado e chefe do departamento jurídico. No período de 1991 à 1995, assumiu o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Transportes, Energia, Comunicações e Obras (Seteco) do Estado do Ceará. Entre 2003 e 2007 atuou como Diretor Administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e após esse período assumiu a função de Coordenador de Gestão Financeira da Secretaria da Fazenda (Sefaz) até dezembro de 2014. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão Empresarial do Metrofor.

 

 

PLÍNIO SABOYA

DIRETOR DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza, em 12/1986, com especializações e pós-graduações nos setores: Têxtil – Engenharia Têxtil, pela Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile di Pordenone – Itália e pelo CETIQT – RJ; Financeiro – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras – CEAG; Administrativo – Formação Empresarial e Empreendedorismo – SEBRAE; Operação e Manutenção Metroferroviária – V Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos – JICA/ABC/TRENSURB; Transportes Públicos – Especialização em Gestão de Transito e Transportes Urbanos pela UFC (em aberto). Atuou profissionalmente nos setores de: Logística de Suprimentos e de Expedição; Planejamento e Controle de Manutenção; Gestão de produção e controle de qualidade; Consultoria da Elaboração, Implantação e Análise de Projetos; Vivência na área comercial, com Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais; Elaboração de Termos de Referência para Licitações Pertinentes ao Setor de Segurança, Operação e Manutenção de Sistemas de Transporte Metroferroviário. Ingressou na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR em 10/201, na Diretoria de Implantação, como gerente do Material Rodante a ser adquirido. Em 02/2003 assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção.

 

 

 

Calendário

Julho 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5