Secretarias e Órgãos

Telefones Úteis


Acesso Rápido

Redes Sociais

Página Inicial NOTÍCIAS Metrofor assina ordem de serviço para pacote de telecomunicações do metrô de Fortaleza
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Metrofor assina ordem de serviço para pacote de telecomunicações do metrô de Fortaleza

2.7.2015

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) assinou esta semana a ordem de serviço para implantação do sistema de telecomunicações da Linha Sul do metrô de Fortaleza. O resultado da licitação - reconhecendo vitória do Consórcio Comunicação Metrofor - foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 8 de junho. O valor global do contrato é de R$ 28.773.657,58.

Esse investimento vai garantir agilidade e precisão na comunicação interna que envolve trens, estações e o Centro de Controle e Operações (CCO). “Com isso, podemos ter uma operação cada vez mais segura e um atendimento ao usuário cada vez melhor”, afirmou o presidente do Metrofor, Eduardo Hotz.

O sistema de telecomunicações é importante na transmissão de informações para os passageiros, dentro dos vagões e estações. No contrato é previsto a implantação do subsistema de sonorização, que funcionará através de caixas de som instaladas dentro das TUEs (trens unidade elétrico) e nas estações do metrô. Através de mensagens gravadas ou alertas ao vivo, será possível comunicar aos usuários a existência de eventual imprevisto, fornecer informações gerais, programação de trens e mensagens institucionais.

O sistema de telecomunicações inclui, ainda, o subsistema de circuito interno de TV. Atualmente, já existem câmeras que captam imagens dentro dos trens. Porém, com a implantação do sistema de telecomunicações, o registro dessas imagens integrará o monitoramento constante das atividades e ocorrências no metrô de Fortaleza. Dentro do CCO, haverá telões para acompanhamento das imagens em tempo real. É previsto ainda a implantação de painéis eletrônicos nas plataformas, fornecendo informação visual sobre horários dos trens e sentido do deslocamento.

Cronometria e radiocomunicação

O subsistema de cronometria - também previsto no pacote de telecomunicações - será responsável por acompanhar com exatidão o tempo de deslocamento de cada trem, fornecendo informações em tempo real para o relógio de cada estação da Linha Sul. “A cronometria é o que garante que todas as áreas do metrô funcionem exatamente no mesmo tempo, de forma sincronizada”, explica Eduardo Hotz.

Outro subsistema previsto é o de radiocomunicação, que será importante na troca de mensagens entre os funcionários do metrô - nas estações, no CCO, no Centro de Manutenção – bem como entre os agentes de segurança. Implantado o pacote de telecomunicações, todos os registros de som (que passam pelo CCO) e de imagens ficarão arquivados em um banco de dados.

O Consórcio Comunicação Metrofor é formado pelas empresas ACE Systems Soluções em Tecnologia da Informação LTDA, Hitech Tecnologia e Sistemas S.A e Tecbrás Engenharia S.A. Juntas, as empresas são responsáveis pelo projeto, instalação e montagem de todos os equipamentos relativos ao sistema de telecomunicações do metrô, no prazo contratual de dois anos e meio.

Mais informações:

Pedro Alves - Assessoria de Comunicação
Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)
Fixo asscom: (85) 3101 7115
Cel pessoal: (85) 9 9604 7697
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

PMI Nº1-2018

PMI Nº1-2018

Linha Leste

Chamada VLT Seinfra

Calendário

Maio 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2