Secretarias e Órgãos

Telefones Úteis


Acesso Rápido

Redes Sociais

Página Inicial NOTÍCIAS Bilhetagem eletrônica do Metrô de Fortaleza está na reta final de implantação
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Bilhetagem eletrônica do Metrô de Fortaleza está na reta final de implantação

09/06/2017

alt

A implantação da bilhetagem eletrônica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza está na reta final. Atualmente, por meio de contrato com empresa especializada, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos está finalizando os sistemas de energia das catracas eletrônicas, em todas as estações. Essa medida vai garantir o funcionamento das mesmas em eventuais quedas de alimentação elétrica. Esta é a última etapa para que a bilhetagem eletrônica seja iniciada integralmente na Linha Sul. O serviço já está concluído em nove das 19 estações em operação. E as demais serão integradas ao sistema gadativamente.

Nestas unidades (ver quadro abaixo), a bilhetagem eletrônica já está em funcionamento e já não são comercializados bilhetes de papel. Os usuários recebem cartões eletrônicos carregados com apenas uma passagem, e que são recolhidos pela catraca eletrônica no momento do embarque. Temporariamente, devido a restrições técnicas e operacionais, ainda não é possível comercializar passagens múltiplas através do cartão eletrônico – o que acontecerá até o fim de julho, quando todas as estações estiverem com suas catracas prontas para o uso.

Através dessa tecnologia, os bilhetes de papel estão sendo substituídos por cartões eletrônicos, trazendo inúmeras vantagens. Softwares e equipamentos necessários já estão instalados em todas as estações, e conectados com a sede administrativa da empresa, no bairro Moura Brasil, onde funciona o Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema metroviário. A previsão atual é de que este sistema deva estar em funcionamento integral até o final de julho, em todas as estações.

Nesta fase, os usuários poderão comprar passagens múltiplas, unitárias ou meia passagem por meio de cartão eletrônico – e os bilhetes de papel já não estarão em circulação. Haverá também um cartão específico para gratuidades. Uma das vantagens do sistema eletrônico é dar viabilidade técnica para adesão do Metrofor ao Bilhete Único Metropolitano. Os estudos para isso estão avançados. A bilhetagem do Metrofor é um dos importantes investimentos que o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infraestrutura e Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, vem realizando e assim trazendo melhorias para o sistema.


ESTAÇÕES QUE JÁ OPERAM COM BILHETAGEM ELETRÔNICA:

Estação Chico da Silva

Estação Juscelino Kubitschek

Estação Couto Fernandes

Estação Rachel de Queiroz

Estação Vila Pery

Estação Modumbim

Estação Jereissati

Estação Virgílio Távora

Estação Benfica



Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

 

Chamada VLT Seinfra

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2