Secretarias e Órgãos

Telefones Úteis


Acesso Rápido

Redes Sociais

Página Inicial NOTÍCIAS Metrô de Fortaleza - Linha Sul vai funcionar até 23h a partir desta quinta-feira (21)
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Metrô de Fortaleza - Linha Sul vai funcionar até 23h a partir desta quinta-feira (21)

19/12/2017

O horário de funcionamento da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor) será ampliado a partir desta quinta-feira (21). O equipamento vai passar a operar até às 23 horas – e não mais até 21 horas, como atualmente. O horário de início da operação continuará às 5h30, diariamente. As duas horas a mais na operação da Linha Sul foram anunciadas pelo governador Camilo Santana nesta terça-feira (19), durante bate-papo ao vivo em sua página no Facebook. Esta é a terceira ampliação no horário de funcionamento do metrô da Capital, que no início da atual gestão funcionava de 7h às 19h.


A autônoma Eliane de Oliveira (33) acredita que com a ampliação do horário ela vai ter mais segurança para voltar pra casa, “eu faço cursinho a noite e só saio às 22h. Tenho que pegar ônibus para voltar pra casa. É muito perigoso e leva mais tempo. Agora com esse horário vai ser bem mais rápido e seguro”. Larissa Lima (19), assistente da Santa Casa, também pontua que o novo horário vai ajudar quem trabalha no período da noite. “Isso vai ser ótimo, porque tem gente que trabalha muito tarde e depende do ônibus. No metrô tem os seguranças, fora a comodidade da viagem”.

As ampliações no horário de funcionamento se somam a outras melhorias operacionais já implantadas e que beneficiam a população. O intervalo entre os trens da Linha Sul, em todas as estações, foi reduzido em maio deste ano, passando 20 para 17 minutos. No mesmo período, a oferta de trens à população aumentou, com a inserção de mais dois trens elétricos na frota operacional, totalizando, agora, cinco composições (cada uma, com dois trens), o que resultou em maior conforto nas viagens.

Outra melhoria foi o início do funcionamento do sistema de bilhetagem eletrônica. Com ele, os bilhetes de papel foram aposentados, e hoje a população utiliza cartões eletrônicos recarregáveis para embarcar no metrô. Também foram contratados 148 novos profissionais para reforçar o funcionamento dos sistemas metroviários.


Integração com Bilhete Único Metropolitano

A ampliação do horário de funcionamento é um passo para a integração do Metrô de Fortaleza ao Bilhete Único Metropolitano. Por meio da compatibilização dos sistemas, as estações do metrô poderão passar a receber o Bilhete Único Metropolitano, que serve como integração entre o transporte metropolitano e o urbano. "Não é apenas aumentar o funcionamento da Linha Sul em duas horas. Essa extensão até às 23h vai dar condições de garantir, até o primeiro trimestre de 2018, a integração do Metrô de Fortaleza com o bilhete único", comemora o secretário de Infraestrutura, Lucio Gomes.

Com operação iniciada em junho de 2012, a Linha Sul foi viabilizada por meio de obras de duplicação e eletrificação da antiga Linha Ferroviária Tronco Sul, representando atualmente uma importante ferramenta de integração e desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao todo, possui 24,1 km de extensão, passando por 19 estações: Chico da Silva, José de Alencar, São Benedito, Benfica, Porangabussu, Couto Fernandes, Juscelino Kubitschek, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança, Aracapé, Alto Alegre, Rachel de Queiroz, Virgílio Távora, Maracanaú, Jereissati e estação Carlito Benevides.


SERVIÇO

LINHA SUL DO METRÔ DE FORTALEZA

Segunda-feira a sábado

5h30 às 23h (a partir de 21/12/2017)

R$ 3,20 (inteira) | R$ 1,60 (meia)


Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará


Assessoria de Comunicação

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Chamada VLT Seinfra

Calendário

Janeiro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3