Ceará é um dos três estados que puxam crescimento nacional do setor metroferroviário

14 de maio de 2019 - 15:03 # # #

O Ceará é um dos três estados que puxaram a expansão nacional do setor metroferroviário em 2018, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário 2018/2019, divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). O balanço contabilizou os 13 quilômetros de via metroferroviária do VLT Parangaba-Mucuripe, que está em fase de operação assistida, em oito das suas dez estações.

Em todo o Brasil, o balanço registra expansão que totaliza 41 novos quilômetros em vias metroferroviárias, considerando novas linhas e expansão de linhas já existentes, nos estados de Bahia, São Paulo e Ceará. A rede sobre trilhos ganhou 2 novas linhas e 30 novas estações, somando mais de 1.100 km de extensão.

O setor metroferroviáiro também apresenta expansão em número de pessoas atendidas. Só no Ceará, em toda a rede sobre trilhos, foram 12,6 milhões de passageiros no ano passado, com crescimento de 37% em relação a 2017. No Brasil, o crescimento foi de 21%, totalizando 3,7 bilhões de embarques.

Sobre o VLT

O VLT Parangaba-Mucuripe funciona com embarque gratuito, temporariamente, transportando, em média, 6,6 mil pessoas por dia, no horário de operação que vai de 6h às 13h e de 16h40 às 20h, de segunda-feira a sábado. Esta linha se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza – através das estações Parangaba e Papicu, que são localizadas ao lado dos terminais de ônibus. O VLT também é integrado à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e futuramente será integrado à Linha Leste.

Mais informações:

Download: Anptrilhos-Balanco-Setor-2019