História do Metrofor

 

O atual sistema de transportes urbanos, hoje o Metrofor, teve início em outubro de 1977 quando o Governo Federal liberou uma verba no valor de Cr$ 40 milhões para os primeiros estudos. Com a criação da Coordenadoria de Transportes Metropolitanos (CTM), os trens suburbanos que circulavam somente em horários de picos passaram a ser de hora em hora e atualmente, trafegam em curtos intervalos.

 

O Metrofor iniciou suas obras no dia 24 de agosto de 1999. Três anos depois, em 1º de julho de 2002, o transporte urbano passou fazer parte da alçada do Estado quando a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) passou para a nova empresa a responsabilidade do transporte metroviário de Fortaleza.

 

Desde 1988, os trens de longa distância foram extintos, permanecendo apenas os que ligavam Fortaleza à Maracanaú e Caucaia. Com essa mudança, houve uma grande concentração no fluxo de passageiros nessas duas linhas, sendo necessário intensificar os serviços ferroviários. Nesse contexto, surgiu a necessidade de uma empresa que atendessem a nova demanda e acompanhasse o crescimento da cidade.

 

A primeira e principal etapa de criação do Metrofor foi a estadualização do serviço ferroviário, marcada pela mudança do nome Superintendência de Trens Urbanos de Fortaleza (STU/FOR) para Companhia Cearense de Transportes. Após o Estado assumir as ferrovias de Fortaleza, a etapa seguinte foi a criação de um projeto moderno, inovador que satisfizesse as necessidade dos fortalezenses e moradores das regiões metropolitanas e que reaproveitasse grande parte do terreno já existente. Grande parte dos funcionários que pertenceram, incialmente a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) e posteriormente a CBTU, foram agregados ao corpo de profissionais do Metrofor.

 

A construção de estações de grande porte e equipadas, assim como a introdução de composições modernas e eficientes, provocaram uma mudança significativa no meio de transporte ferroviário. Segundo Hamilton Pereira, memorialista e ex-funcionário da RFFSA, “a aparição do Metrofor causou grande impacto na cidade. Os trens a vapor eram mais secundários, não tinha a estrutura que tem hoje. Sem dúvida o metrô mudou a cidade de maneira positiva, tornou-se um meio de transporte mais seguro e acessível”, explica ele.

 

 

Foto: Tiago Stille/Governo do Ceará

 

Última atualização em: 09/10/2018