Apresentação

21 de novembro de 2011 - 17:28

Neste relatório é apresentado o detalhamento de uma proposta para a integração do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza.

Neste relatório é apresentado o detalhamento de uma proposta para a integração do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza.

A proposta é resultado da avaliação de seis alternativas apresentadas pelos Estudos de Integração dos Sistemas de Transportes da Região Metropolitana de Fortaleza realizado pela Companhia de Transportes Metropolitanos de Fortaleza-Metrofor, através da Consultora Trends Engenharia.

A alternativa selecionada, agora denominada de Proposta de Integração para o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMF é a que apresentou o melhor desempenho econômico e operacional e o menor impacto urbano, ambiental e social. A seleção além de contar com uma avaliação multicriterial teve ainda a participação dos técnicos do GIT – Grupo de Integração de Transportes cujos integrantes são provenientes de diferentes órgãos estaduais e municipais de trânsito e transportes da RMF, assim como de sindicatos de empresas operadoras de ônibus.

O detalhamento desta alternativa selecionada contempla todos os patamares da integração, ou seja: integração física, operacional, lógica, tarifária e institucional e ainda suas etapas de implantação.

INTRODUÇÃO

De modo geral as cidades brasileiras apresentam graves problemas funcionais, dentre os quais o de transportes é um dos principais, em particular o transporte público de passageiros. As soluções para os problemas urbanos diferem de cidade para cidade tendo em vista suas diferenças de configuração espacial, ocupação do solo, aspectos sócio-econômicos e desenvolvimento.

O planejamento do sistema de transporte apresenta-se de forma especial para a cidade, pois além de servir à população no seu deslocamento está intrinsecamente ligado ao uso e a ocupação do solo com rebatimento no desempenho das atividades econômicas e na valorização do preço da terra.

No contexto de uma região metropolitana, o número diário de viagens urbanas recebe o acréscimo das viagens entre municípios. O complexo sistema de transporte público de passageiros sob a gerência de diferentes órgãos administrativos causa uma série ininterrupta de problemas urbanos e de custos tornando necessária uma racionalização de todo o sistema que passa a se chamar de integração.

No planejamento de transportes, a integração não constitui um objetivo em si mesmo, mas é tida como um instrumento essencial para melhorar a eficiência produtiva do sistema em benefício do usuário, da cidade, das operadoras e dos órgãos de gestão do transporte público.