Aquisição de Trens para a Linha Sul

21 de novembro de 2011 - 14:03

O futuro Metrô de Fortaleza vai operar com trens de alta tecnologia que vão proporcionar a seus passageiros conforto e segurança.

Em julho de 2009, o Governo do Estado assinou ordem de serviço para o fornecimento desse equipamento para a Linha Sul do Metrô. A empresa italiana AnsaldoBreda foi a vencedora da licitação. O investimento do Estado é de R$ 240,3 milhões. 

Serão 20 trens unidade elétrica (TUEs), sendo cada unidade composta de três carros, com extensão total de 800 metros. Os trens são movidos a tração elétrica, com capacidade máxima de transporte de 880 passageiros cada, climatizados com ar-condicionado, dotados de comunicação sonora e visual, interna e externa, para orientação dos usuários. Os trens terão velocidade máxima de 120 km/hora.

Em setembro de 2010, os primeiros dois trens devem ser entregues e vão entrar na fase de testes. A partir daí, a cada mês subseqüente, mais um trem entrará em operação. Os trens devem trafegar da estação Vila das Flores, em Pacatuba, à Estação de João Felipe, no centro de Fortaleza. A previsão é que a Linha Sul transporte  350 mil passageiros por dia, com a integração plena com outros modais de transporte.