Cartões

 

Na Linha Sul, que liga as cidades de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba e no VLT de Sobral, dois dos sistemas operados pelo Metrofor, o pagamento da tarifa é feito através de cartões eletrônicos.

 

Conheça os tipos de Cartões:

 

Cartão MÚLTIPLO: Utilizado para pagamento de passagem inteira e habilitado para acúmulo de créditos. Este cartão pode ser adquirido e recarregado em qualquer bilheteria. No dia-a-dia, o cartão fica em posse do usuário, que o utilizará na catraca eletrônica a cada embarque.

 

Cartão UNITÁRIO: Utilizado para embarque imediato de passageiros que compram apenas uma passagem. O cartão é recolhido pela catraca eletrônica no momento do embarque, o cartão unitário tem validade até o fim do dia, na data da compra, sem direito a reembolso.

 

Cartão do ESTUDANTE: Utilizado para pagamento da meia-passagem estudantil e habilitado para acúmulo de créditos. Emitido após cadastro na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, este cartão pode ser recarregado em qualquer bilheteria e fica em posse do usuário. O cartão é identificado, de uso pessoal e intransferível. Se você é estudante, veja Aqui como se cadastrar para emitir seu cartão. O cartão é liberado para utilização de uma passagem na categoria meia estudantil a cada 30 minutos.

 

IMPORTANTE – Validade dos Créditos: Os créditos efetuados nos Cartões Múltiplo e Estudante não possuem validade e podem ser utilizados por tempo indeterminado.

 

Demais Linhas: Nas linhas Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia e no VLT do Cariri, que liga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, na região sul do Ceará, não são utilizados cartões eletrônicos. O embarque é feito com pagamento imediato nas bilheterias. Já na Linha Parangaba-Mucuripe, que cruza 22 bairros de Fortaleza, e atualmente funciona em operação assistida, o embarque é gratuito.