Meia passagem estudantil

 

Descrição: seguindo a legislação vigente, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos garante desconto de 50% da tarifa para a parcela da população com direito a este benefício.

 

Público: pessoas regularmente matriculadas em instituições de ensino.

 

Procedimentos: nas linhas que possuem bilhetagem eletrônica (Linha Sul e VLT de Sobral), o pagamento da meia-passagem é liberado exclusivamente para os estudantes que realizaram cadastro na Cia Cearense de Transportes Metropolitanos. Após o cadastro, o aluno recebe seu Cartão Estudante que será utilizado para usufruir do benefício. De posse do cartão, o aluno pode inserir qualquer valor em créditos. Para isso, basta se dirigir a uma das bilheterias das linhas com bilhetagem eletrônica, solicitar os créditos e pagar o valor correspondente. Com o cartão carregado, basta utilizá-lo diretamente na catraca eletrônica, sem necessidade de se dirigir à bilheteria. Nas linhas em que não há bilhetagem eletrônica (VLT Cariri e Linha Oeste), o embarque com meia-passagem estudantil é liberada pela bilheteria no momento da apresentação da carteira de estudante municipal. Por motivo de segurança, é liberado um embarque a cada 30 minutos usando o Cartão do Estudante.

 

Como se cadastrar: o Cartão do Metrofor para pagamento da meia passagem é emitido pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos após cadastro realizado pelos estudantes. Para se cadastrar, em Fortaleza, os alunos devem se dirigir até a estação Benfica, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h ou estação Parangaba, de 8h às 13h e 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, portando carteira de estudante e documento de identidade com foto. O cartão será confeccionado com foto, nome completo e número de documento de identificação do estudante. O prazo de entrega é de 10 dias úteis. Após este período, o estudante deve voltar ao local de cadastro para retirar o cartão. Em Sobral, o cadastro é realizado nas estações Campo dos Velhos, Boulevard do Arco e José Euclides, de segunda-feira a sábado, no horário de 5h às 23h. É preciso apresentar carteira de estudante e documento de identidade com foto. Assim como em Fortaleza, os estudantes que se cadastram em Sobral devem voltar ao local no prazo de 10 dias úteis. O Cartão do Metrofor para pagamento de meia passagem é um documento pessoal e intransferível.

 

Documentos necessários: identidade com foto e carteira de estudante emitida por órgão municipal ou Bilhete Único Metropolitano de estudante.

 

Validade dos créditos:Os créditos efetuados nos Cartões Múltiplo e Estudante não possuem validade e podem ser utilizados por tempo indeterminado.