Sistema Metroviário do Ceará

Foto aérea da estação Parangaba.

 

O Metrofor é a operadora dos transportes de passageiros sobre trilhos no Ceará, administrando cinco linhas de transporte público nas três regiões de maior atividade econômica do estado, incluindo a região metropolitana da capital, Fortaleza. São 62 duas estações, distribuídas em 84,3 quilômetros de vias férreas, constituindo a maior infraestrutura metroviária do Nordeste, atendendo mais de 56 mil pessoas todos os dias, nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

 

Linhas em Fortaleza e Região Metropolitana

O sistema metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana é composto pelas linhas Sul, Oeste e VLT Parangaba-Mucuripe. Além destes, está em fase de implantação a Linha Leste. Esta rede de linhas metroviárias foi projetada para desempenhar papel fundamental na mobilidade, no desenvolvimento econômico e no bem-estar da Região Metropolitana de Fortaleza.

 

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é atualmente a maior via de transporte de passageiros sobre trilhos em operação no Ceará, tanto em extensão (24,1 km), como em número de estações (20) e de passageiros transportados (32 mil/dia). A Linha Sul funciona de 5h30 até 23h14h, de segunda-feira a sábado.

 

Cada composição de trens em operação nesta linha tem capacidade de transporte de 890 pessoas. Por dia, são feitas 126 viagens, interligando Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba. Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima). A frota operacional da Linha Sul atualmente é de 10 trens elétricos, que circulam agrupados em dois, formando 5 composições de 2 trens.

Já a Linha Oeste tem extensão de 19,5 km de extensão, 10 estações e transporta em média 8 mil passageiros por dia, funcionando de segunda a sábado, de 5h30 às 20h40h. Entre 2007 e 2010, esta linha passou por uma remodelação, ganhando novos trens e estações reformadas. A via interliga Fortaleza e Caucaia, com estações no Centro das duas cidades. Os trens circulam numa velocidade média de 30 Km/h, chegando até a 50 Km/h, e tem capacidade de transporte de 756 pessoas. Nas estações, o tempo de parada é de aproximadamente 1 minuto. Os trens da Linha Oeste são Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), movidos a óleo diesel.

 

 

O VLT Parangaba-Mucuripe possui 13,2 quilômetros de extensão (sendo 1,4 km em elevado), com 11 estações, 12 pontes e 3 passarelas.A implantação do VLT incluiu, além de toda infraestrutura de via e estações, a urbanização de inúmeras áreas de 22 bairros da capital cearense. A linha se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e à Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Também será integrada à futura Leste do Metrô de Fortaleza.

 

O VLT está operando de forma assistida, com transporte de passageiros e sem cobrança de tarifa, da Estação Parangaba à Estação Iate. Nesse trecho, o VLT passa pelas seguintes estações: Parangaba, Montese, Expedicionários, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. A previsão de demanda potencial do modal é de 90 mil passageiros por dia.

 

Linha Leste

A ordem de serviço para as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza foi assinada no início de novembro de 2018.

 

O trecho que será executado terá 7,3 km de extensão e irá ligar o Centro de Fortaleza ao Papicu, com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). O empreendimento, após concluído, terá capacidade para transportar até 150 mil passageiros por dia. O tempo de viagem entre o Centro e o Papicu será de 15 minutos.

 

A ideia é garantir a integração da Linha Leste com as Linha Sul e Oeste, no Centro, e com o VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus, no Papicu. Para concluir este trecho, estão disponíveis R$ 1 bilhão do BNDES, R$ 660 milhões do Governo Federal, além de R$ 186 milhões do Tesouro Estadual. A previsão é de que o trecho seja concluído em quatro anos.

 

VLTs no Interior

Além dos sistemas em operação e implantação na Região Metropolitana, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos opera ainda dois sistemas no interior do Ceará: o VLT do Cariri e o VLT de Sobral. A linha do Cariri corta as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, sendo a opção mais barata de deslocamento entre essas duas cidades. O VLT do Cariri possui 9 estações em 13,6 km de extensão e transporta cerca de 35,7 mil pessoas por mês. Já em Sobral, o sistema é composto por duas linhas – Norte e Sul. Juntas, elas totalizam 12 estações, 13,9 km de via férrea e transportam cerca de 72,8 mil pessoas por mês.

 

Fotos: Romário Pinheiro

Última atualização em: 16/06/2023