DIRETOR-PRESIDENTE

Plínio Pompeu de Saboya Magalhães Neto

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza, em 12/1986, com especializações e pós-graduações nos setores: Têxtil – Engenharia Têxtil, pela Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile di Pordenone – Itália e pelo CETIQT – RJ; Financeiro – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras – CEAG; Administrativo – Formação Empresarial e Empreendedorismo – SEBRAE; Operação e Manutenção Metroferroviária – V Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos – JICA/ABC/TRENSURB; Transportes Públicos – Especialização em Gestão de Transito e Transportes Urbanos pela UFC (em aberto). Atuou profissionalmente nos setores de: Logística de Suprimentos e de Expedição; Planejamento e Controle de Manutenção; Gestão de produção e controle de qualidade; Consultoria da Elaboração, Implantação e Análise de Projetos; Vivência na área comercial, com Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais; Elaboração de Termos de Referência para Licitações Pertinentes ao Setor de Segurança, Operação e Manutenção de Sistemas de Transporte Metroferroviário. Ingressou na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR em 10/201, na Diretoria de Implantação, como gerente do Material Rodante a ser adquirido. Em 02/2003 assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção.

DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA

Edilson Aragão

Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (1984); Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Professor de Projeto Urbanístico da Universidade de Fortaleza (Unifor). É Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de Projeto e Planejamento de Transportes Metroferroviários.

DIRETOR DE GESTÃO EMPRESARIAL

Tupinambá Almeida

Advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, iniciou a carreira no Banco do Estado do Ceará como bolsista em 1980, tendo atuado nesta instituição nos anos seguintes, ocupando os cargos de bancário-administrativo, caixa-executivo, estagiário do departamento jurídico, advogado e chefe do departamento jurídico. No período de 1991 à 1995, assumiu o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Transportes, Energia, Comunicações e Obras (Seteco) do Estado do Ceará. Entre 2003 e 2007 atuou como Diretor Administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e após esse período assumiu a função de Coordenador de Gestão Financeira da Secretaria da Fazenda (Sefaz) até dezembro de 2014. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão Empresarial do Metrofor.

Diretora de Desenvolvimento Estratégico

Ticiana Marques Vieira Ximenes

Ingressou no Metrofor em 2009, exercendo a função de Assessora Técnica da Presidência, cargo no qual ficou até 2022. Nos últimos anos, atuou com foco na política de Sustentabilidade do Metrofor. Iniciou sua carreira no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) em 2007, atuando como advogada até 2009. É formada em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), tendo se graduado em 2007. Possui experiência em direito administrativo com ênfase em licitações, regularização fundiária, desapropriações, celebração de contratos e convênio. Atualmente exerce a função de Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor.

 

DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO

João Paulo Angelim de Albuquerque

Graduado em Engenharia Civil pela (UFC) – Universidade Federal do Ceará, em (2004), com especializações em Infraestrutura de Transportes e Rodovias – pela Universidade Paulista (UNIP) / INBEC, Gerenciamento de Projetos no Distrito Federal pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (em andamento). Atuou profissionalmente em empresas do setor privado gerenciando contratos de planejamento, implantação e manutenção de usinas solares, projetos de investimentos na ampliação da Companhia Siderúrgica do Pecém, gestão de produção e controle de qualidade em obras de infraestrutura como aeroportos e túneis,gerenciamento, implantação e análise de projetos de rodovias nas regiões Sudeste e Nordeste. Possui também experiência na área comercial, com elaboração de propostas técnicas e comerciais, além da elaboração de Termos de Referência para Licitações na Diretoria Aquaviária do DNIT. Ingressou na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR em junho de 2023, assumindo a Diretoria de Implantação.

DIRETOR DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

Vitor Wilson Garcia

Graduado em Engenharia Elétrica – modalidade Eletrotécnica pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP em dezembro de 1977. Admitido na Rede Ferroviária Federal – RFFSA , na Superintendência Regional de São Paulo, SR-4 em janeiro de 1978, depois por sucessão trabalhista em 1984 na Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e em 1996 na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. Participou de vários cursos de especialização  nas áreas de operação, manutenção e gestão. Na operação,  atuou no Centro de Controle Operacional (CCO), nas estações e na segurança operacional. Na manutenção,  foram atividades ligadas com atuação nas locomotivas diesel ,elétricas, nos trens, unidades elétricas e vagões.  Essas atividades foram realizadas ao longo de um sistema com 290 km de extensão, 91 estações  e 6 linhas operacionais. Em 2013, foi Gestor de Projeto referente a construção da linha 13 – Jade da CPTM, ligando o centro de São Paulo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Entre 2015 e 2018, foi Diretor de Operação e Manutenção na CPTM e participou ativamente da implantação da operação da Linha 13-Jade em abril de 2018. Em junho de 2023 assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção do METROFOR.