Áreas de Planejamento

21 de novembro de 2011 - 12:16

As áreas de planejamento são subdivisões feitas dentro da RMF e das macroregiões de acordo com o tipo de transporte predominante.

 Área de Planejamento 01 – Centro

A Área de Planejamento 1 é um dos principais destinos de viagem da RMF e  Da cidade de Fortaleza. Caracteriza-se pela circulação predominante de pedestres.

Por sua pequena infra-estrutura viária, foi considerada como a área mais restritiva da cidade para circulação de transporte coletivo e também do automóvel, de forma a possibilitar a sua revitalização.

Dentro da AP 1 – Centro encontra-se um conjunto de vias dentre as quais algumas são utilizadas pelo tráfego misto de ônibus, topics e automóveis. Outras apenas por veículos particulares ou pedestres. O seu limite é feito por um conjunto de vias corredores de ônibus (Av. Conde Deu, Av. Alberto Nepomuceno, Av. Visconde do Rio Branco, Av. Duque de Caxias, Av. Tristão Gonçalves e Rua Castro e Silva) que distam entre si no sentido norte-sul, 800 metros e no sentido leste-oeste, cerca de 600 metros. Estas distâncias representam o máximo de 400 metros de percurso para o pedestre em direção a um ponto de parada de ônibus.

A AP.1 abriga apenas a estação metroviária da Lagoinha, localizada na Av. Tristão Gonçalves que junto com os demais corredores adjacentes que limitam a área poderão atender as necessidades de transporte público do Centro, possibilitando desta maneira reduzir o tráfego de passagem, minimizando o impacto ambiental e melhorando as condições de circulação do pedestre. É bom enfatizar que os corredores limítrofes à AP.1 são vias de duplo sentido ou constituem binários, permitindo ao pedestre a escolha da direção de viagem.

 Área de Planejamento – 02 Centro – Aldeota

Nesta segunda área de planejamento que tem como limite o 1º anel expresso ocorre a confluência de diferentes linhas (troncais e interbairros) provenientes de diferentes partes da cidade.

Esta área abriga os principais destinos de viagem.