Descrição

21 de novembro de 2011 - 12:52

A concepção do Projeto METROFOR prevê a modernização do sistema ferroviário existente na Região Metropolitana de Fortaleza, através da eletrificação de suas linhas principais, além da aquisição de material rodante formando Trens Unidade Elétricos (TUE’s), instalação de sistemas modernos de sinalização e telecomunicações, implantação de novas estações, reforma e reconstrução das estações existentes, melhoria no sistema ferroviário de carga e equacionamento das questões de maior impacto na relação trem-cidade.

O Metrofor será um metrô de superfície com 43 km de extensão, sendo 4 km subterrâneos e 4,4 km de elevado, implantado em três estágios, aproveitando ao máximo a malha ferroviária já existente. Seguindo sua concepção integradora, o novo sistema promoverá a modernização do transporte coletivo da Região Metropolitana de Fortaleza.

O sistema atenderá aos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, e com sua implantação total, o número de passageiros transportados diariamente chegará a 485 mil.

O investimento total, estimado em US$ 502 milhões, inclui os serviços de gerenciamento, apoio técnico e elaboração dos projetos executivos das obras civis, a supervisão, fiscalização e controle de qualidade das obras e serviços, além dos serviços relativos à execução de obras civis, fabricação e fortalecimento de bens necessários à implantação do primeiro e segundo estágios.