Cidadania

20 de novembro de 2015 - 17:12

RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

A Cia Cearense de Transportes Metropolitanos desenvolve um programa de Relações Comunitárias cujo objetivo é a sensibilização e mobilização das comunidades para temas de relevância social e, ao mesmo tempo, fundamentais para o metrô e os VLTs. As ações desenvolvidas visam esclarecer sobre a correta utilização dos trens por parte dos usuários, a preservação e valorização do patrimônio público e a criação de uma consciência cidadã voltada para a preservação do meio ambiente.

A formatação de ações de cunho social nas comunidades lindeiras considera a possível ocorrência de questões de cunho social que podem afetar não apenas a operação do metrô e dos VLTs, mas também ser problema para as comunidades, tais como, acúmulo de lixo e entulho na via férrea e a proliferação de insetos e mosquitos advindos do lixo. Por isso, a formatação de uma agenda de Relações Comunitárias, por parte da Cia Cearense de Transportes Metropolitanos, considera a interferência dos trilhos no cotidiano das comunidades e a intervenção da própria comunidade no funcionamento dos trens e do metrô.

Ações são realizadas em conjunto com empresas, organizações da sociedade civil e demais esferas de governo. Dentre elas: visitas às comunidades, escolas, unidades de saúde, igrejas, entre outras instituições; passeios nos trens do Metrofor, com o objetivo de estimular a cultura metroviária; palestras educativas para as comunidade e escolas, sobre a preservação dos equipamentos públicos e uso adequado do lixo, incentivando a multiplicação da informação; e distribuição de material educativo e informativo.

O programa pretende desenvolver ações socioeducativas e trabalhar em parceria com associações comunitárias, desenvolvendo estratégias que envolvam escolas e outras instituições. A importância dessa cooperação se dá em criar uma consciência coletiva de como as ações dos usuários e a rotina das comunidades podem interferir na operação dos trens, preservação das instalações físicas e no cotidiano da população lindeira.

Para entrar em contato com a área de Relações Comunitárias, ligue: 3101 7151