Conheça os projetos de sustentabilidade que pautam o transporte sobre trilhos no CE

21 de junho de 2023 - 15:25 # # #

O transporte sobre trilhos é um dos modos de deslocamento mais sustentáveis, devido ao elevado número de pessoas transportadas em um único trem durante uma viagem. É a mesma capacidade de transporte de 12 ônibus ou 178 carros. Isso quer dizer que, se não existisse o Metrô, seriam necessários mais carros e mais ônibus nas ruas, resultando em mais danos ao meio ambiente e ao bem estar social.

No mês dedicado à conscientização sobre o Meio Ambiente, o Metrofor destaca os impactos positivos trazidos pela operação dos trens, e as ações desenvolvidas para fazer do sistema metroviário um exemplo de sustentabilidade.

REDUÇÃO DE CO2 E BENEFÍCIOS SOCIAIS

Somente as viagens realizadas na Linha Sul em 2022, evitaram a emissão de 5,3 mil toneladas de dióxido de carbono – gás causador do aquecimento global. Essa é quantidade de CO2 que estima-se que seria emitida na atmosfera se todos os deslocamentos feitos pela Linha Sul em 2022 tivessem que ser realizados por carros, ônibus e motos, segundo constatou o Relatório de Monetização dos Benefícios Socioambientais de 2022.

Ainda segundo o relatório, a circulação das três linhas que atendem Fortaleza e Região Metropolitana gerou R$136,2 milhões em benefícios socioambientais – ou seja, o volume de recursos que seriam gastos caso os passageiros do Metrofor tivessem que fazer seus percursos em vias rodoviárias, utilizando carros, ônibus ou motos.

O cálculo considera os prejuízos decorrentes da emissão de CO2, os custos causados por acidentes e gastos com tratamentos, o valor do tempo adicional que seria gasto por cada passageiro para se locomover em outros meios de transporte, os custos com manutenção de malha asfáltica e outros itens.

INTEGRAÇÃO COM BICICLETAS

A integração do transporte por trilhos com bicicletas atingiu a marca de 7,2 mil embarques integrados desde sua implantação até o mês de maio. A proposta combina a utilização de dois sistemas alternativos ao transporte rodoviário como forma de reduzir o impacto ambiental dos deslocamentos, e abrir novas possibilidades de transportes.

As linhas Sul e Parangaba-Mucuripe já permitem que seus passageiros e passageiras transportem suas bicicletas dentro dos trens, em horários e condições previstas no regulamento do serviço.

A integração com as bicicletas aumenta as possibilidades de deslocamentos dos passageiros, que podem utilizar metrô, VLT e bicicleta, de forma integrada, permite que áreas como Centro de Maracanaú, Centro de Fortaleza, litoral da capital, e bairros populosos como Montese, Aldeota, Parangaba e muitos outros sejam acessados com mais facilidade.

ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL

Estão em plena operação no Metrofor duas grandes usinas de geração de energia solar: nas estações Padre Cícero e Juscelino Kubitscheck. A terceira unidade desse projeto está em fase final de conclusão, no Centro de Manutenções do bairro Vila União.

A energia gerada é transferida para a rede elétrica da Capital, sendo em seguida revertida para o Metrô, como crédito de produção elétrica, resultando em compensação nas contas de energia da empresa.

O total de energia produzida compensa o consumo de eletricidade de diversas estações do Metrofor, representando uma economia mensal de mais de R$ 14 mil. No total, são 294 placas fotovoltaicas na Estação Padre Cícero e 588 Estação J. Kubitschek. Outras 655 placas fotovoltaicas no Centro de Manutenções do Vila União já estão implantadas e próximas de terem sua operação iniciada.