Crianças comemoram seu dia com visita ao Metrô e à Pinacoteca do Ceará

11 de outubro de 2023 - 19:32

Pedro Alves

O Dia das Crianças foi antecipado e cheio de alegria para estudantes da Escola Moura Brasil, situada no bairro de mesmo nome, em Fortaleza. Meninos e meninas participaram na tarde desta quarta-feira (11/10) de um passeio educativo para conhecer o Metrô de Fortaleza e a Pinacoteca do Ceará, equipamentos públicos de grande importância na cidade e que estão localizados no entorno da comunidade Moura Brasil.

O projeto Estação da Alegria, que é realizado por meio de parceria entre o Metrofor e a Pinacoteca, integrando a programação do dia das crianças, abraçou estudantes do ensino fundamental, fortalecendo o sentimento de coletividade e valorização do patrimônio público. O passeio contou com apoio da direção e professores da Escola, que conduziram as crianças em cada etapa do percurso.

Davi Gustavo, de 12 anos, contou que ficou feliz em voltar ao Metrô. “Eu tinha passeado de trem uma vez, há muito tempo atrás, mas agora eu achei o metrô mais rápido. A gente pegou ônibus para chegar na estação, mas o metrô eu achei muito mais geladinho. Está sendo muito bom conhecer tudo aqui”, disse ele, um dos mais animados.

O envolvimento da comunidade para o bom funcionamento dos equipamentos públicos é uma preocupação constante do Metrofor. “Em alusão ao Dia da Criança, e fazendo também a sua responsabilidade social, o Metrofor tem objetivo de estreitar os laços e mostrar para as crianças os cuidados necessários no transporte público, e também entender a importância da arte e da cultura”, explicou Joseane Gondim, assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor.

Na Linha Sul do Metrô de Fortaleza, as crianças percorreram o trecho entre as estações Chico da Silva até Juscelino Kubitschek. Após o percurso, se deslocaram para conhecer a exposição Chico da Silva e a Escola do Pirambu, na Pinacoteca do Ceará, que segue em cartaz até 29 de outubro, com acesso gratuito.

A pequena Tereza Luisa, de 8 anos, estava atenta a todos os detalhes no metrô e também na Pinacoteca. “Eu gostei de ver os quadros e ouvir as histórias sobre os artistas. Gostei muito do passeio e de aprender sobre arte”, contou ela, uma das cerca de 60 crianças que estavam presentes no passeio.

 

SOBRE O METROFOR

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é a maior linha metroviária em operação no Ceará, em extensão, quantidade de estações e de passageiros transportados. Por dia útil, cerca de 34 mil pessoas utilizam este sistema, com suas 20 estações em operação e seus 24,1 quilômetros de extensão, interligando Fortaleza e as cidades de Maracanaú e Pacatuba, contemplando, assim, parte significativa da Região Metropolitana. A Linha Sul é um sistema eletrificado, e opera com Trens de Unidade Elétrica (TUE), todos equipados com ar-condicionado, painéis informativos dentro dos vagões e sistema de sonorização – que informa aos passageiros, constantemente, o nome da estação pela qual o trem está passando. As tarifas são R$ 3,60 (inteira) e R$ 1,80 (meia).

 

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará é um museu público, que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Desde a abertura, a Pinacoteca do Ceará já recebeu mais de 110 mil visitantes. Semanalmente, o museu acolhe escolas e instituições para visitas agendadas com mediação da equipe educativa da Pinacoteca. Nesta quarta-feira (11), as crianças da Escola Moura Brasil visitarão a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, em cartaz até 29 de outubro. Os arte educadores guiarão as crianças pelo universo fantástico das obras e da história dos artistas, num passeioe ducativo e divertido.