Perguntas Frequentes

 

O que é o Metrofor?

O Metrofor é um sistema de transporte de passageiros sobre trilhos, constituído por diversas linhas, atendendo diferentes bairros de Fortaleza e Região Metropolitana. O projeto começou a ser viabilizado na década de 1990, diante do crescimento populacional de Fortaleza e da consequente demanda por soluções de transporte público. Parte do projeto Metrofor encontra-se em pleno funcionamento, e outra parte encontra-se em fase de implantação. Atualmente, compõem o Metrofor as seguintes linhas e projetos: Linha Sul, Linha Oeste, Linha Leste e Ramal Parangaba-Mucuripe. Além dessas linhas, é prevista a modernização da Linha Oeste, que deverá passar por reforma e adquirir os mesmos padrões da Linha Sul, deixando de ser uma linha de VLT e passando a ser uma linha de metrô. O projeto Metrofor é executado pelo Governo do Ceará, com recursos oriundos do Governo Federal, tesouro estadual e financiamentos.

 

Quais linhas já estão em funcionamento?

As linhas de transporte de passageiros sobre trilhos em funcionamento são: Linha Sul, Linha Oeste e Ramal Parangaba-Mucuripe. Esta última linha encontra-se, ainda, em fase de implantação, por isso, seu funcionamento está em fase de Operação Assistida – momento em que a população utiliza o sistema de forma gratuita, em trechos e horários reduzidos, e que funciona como teste para verificação da operação e da obra. À medida em que as obras avancem, a Operação Assistida será ampliada e, posteriormente, se chegará à fase de Operação Comercial.

 

Quais linhas estão em fase de implantação?

Encontram-se em implantação a Linha Leste e o Ramal Parangaba-Mucuripe.

 

Quais linhas estão em funcionamento no Interior do estado?

Além do Metrofor, o Governo do Ceará, nos últimos anos, implantou dois sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos no Interior. Os sistemas atendem Sobral e Cariri, que são as regiões com maior atividade econômica fora da Região Metropolitana de Fortaleza. Tanto o VLT de Sobral como o VLT do Cariri encontram-se em operação regular, de segunda à sábado.. No momento, não há novas linhas planejadas para o Interior do Estado.

 

Existem diferenças técnicas entre as linhas?

As linhas Sul e Leste são linhas de metrô, e as demais linhas (Oeste, VLT Parangaba-Mucuripe, VLT de Sobral e VLT do Cariri) são linhas de Veículo Leve sobre Trilhos. Existem diferenças entre esses tipos de sistemas. Metrôs funcionam com equipamentos e tecnologia específicos que resultam em maior rapidez nas viagens. Além disso, metrôs são sistemas segregados – ou seja, sua via férrea não é cortada por rua ou avenida durante o percurso. Por isso, metrôs alcançam maior velocidade, em relação aos VLTs. Já os VLTs são segregados: sua via férrea é cortada por ruas e avenidas e, nesses pontos, existem as Passagens de Nível – locais em que o trem precisa reduzir sua velocidade para prevenir acidentes com carros e motos que cruzam o mesmo trecho. Apesar da velocidade mais baixa em relação ao metrô, o VLT é a solução viável de ser implantada em áreas de grande adensamento habitacional, com menor impacto social e menor custo de implantação. Os trens utilizados no metrô são trens elétricos – chamados de TUE: Trens de Unidade Elétrica. Já os trens utilizados nas linha de VLT são os Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que funcionam à diesel. Devido à maior rapidez nas viagens e, por sequência, maior quantidade de viagens durante o horário de operação, o metrô possui maior capacidade de transporte de passageiros.

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