Institucional

Lorem Ipsum é simplesmente uma simulação de texto da indústria tipográfica e de impressos, e vem sendo utilizado desde o século XVI, quando um impressor desconhecido pegou uma bandeja de tipos e os embaralhou para fazer um livro de modelos de tipos. Lorem Ipsum sobreviveu não só a cinco séculos, como também ao salto para a editoração eletrônica, permanecendo essencialmente inalterado. Se popularizou na década de 60, quando a Letraset lançou decalques contendo passagens de Lorem Ipsum, e mais recentemente quando passou a ser integrado a softwares de editoração eletrônica como Aldus PageMaker.

 

Porque nós o usamos?

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação. A vantagem de usar Lorem Ipsum é que ele tem uma distribuição normal de letras, ao contrário de “Conteúdo aqui, conteúdo aqui”, fazendo com que ele tenha uma aparência similar a de um texto legível. Muitos softwares de publicação e editores de páginas na internet agora usam Lorem Ipsum como texto-modelo padrão, e uma rápida busca por ‘lorem ipsum’ mostra vários websites ainda em sua fase de construção. Várias versões novas surgiram ao longo dos anos, eventualmente por acidente, e às vezes de propósito (injetando humor, e coisas do gênero).

DIRETOR-PRESIDENTE

Plínio Pompeu de Saboya Magalhães Neto

Graduado em Engenharia Mecânica pela UNIFOR – Universidade de Fortaleza, em 12/1986, com especializações e pós-graduações nos setores: Têxtil – Engenharia Têxtil, pela Scuola Superiore Mecanotessile e Tessile di Pordenone – Itália e pelo CETIQT – RJ; Financeiro – Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras – CEAG; Administrativo – Formação Empresarial e Empreendedorismo – SEBRAE; Operação e Manutenção Metroferroviária – V Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos – JICA/ABC/TRENSURB; Transportes Públicos – Especialização em Gestão de Transito e Transportes Urbanos pela UFC (em aberto). Atuou profissionalmente nos setores de: Logística de Suprimentos e de Expedição; Planejamento e Controle de Manutenção; Gestão de produção e controle de qualidade; Consultoria da Elaboração, Implantação e Análise de Projetos; Vivência na área comercial, com Elaboração de Propostas Técnicas e Comerciais; Elaboração de Termos de Referência para Licitações Pertinentes ao Setor de Segurança, Operação e Manutenção de Sistemas de Transporte Metroferroviário. Ingressou na Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR em 10/201, na Diretoria de Implantação, como gerente do Material Rodante a ser adquirido. Em 02/2003 assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção.

DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA

Edilson Aragão

Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015); Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (1984); Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) e Professor de Projeto Urbanístico da Universidade de Fortaleza (Unifor). É Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Metrofor. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Atua na área de Projeto e Planejamento de Transportes Metroferroviários.

DIRETOR DE GESTÃO EMPRESARIAL

Tupinambá Almeida

Advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, iniciou a carreira no Banco do Estado do Ceará como bolsista em 1980, tendo atuado nesta instituição nos anos seguintes, ocupando os cargos de bancário-administrativo, caixa-executivo, estagiário do departamento jurídico, advogado e chefe do departamento jurídico. No período de 1991 à 1995, assumiu o cargo de Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Transportes, Energia, Comunicações e Obras (Seteco) do Estado do Ceará. Entre 2003 e 2007 atuou como Diretor Administrativo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e após esse período assumiu a função de Coordenador de Gestão Financeira da Secretaria da Fazenda (Sefaz) até dezembro de 2014. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão Empresarial do Metrofor.

Diretora de Desenvolvimento Estratégico

Ticiana Marques Vieira Ximenes

Ingressou no Metrofor em 2009, exercendo a função de Assessora Técnica da Presidência, cargo no qual ficou até 2022. Nos últimos anos, atuou com foco na política de Sustentabilidade do Metrofor. Iniciou sua carreira no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) em 2007, atuando como advogada até 2009. É formada em Direito pelo Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), tendo se graduado em 2007. Possui experiência em direito administrativo com ênfase em licitações, regularização fundiária, desapropriações, celebração de contratos e convênio. Atualmente exerce a função de Diretora de Desenvolvimento Estratégico do Metrofor.

 

 

 


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Endereço

Rua Senador Jaguaribe, nº 501.
Moura Brasil, Fortaleza – CE – CEP: 60.010-010

 

Telefone

(85) 3101.7100