Gratuidades

 

Descrição: seguindo a legislação vigente, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos garante embarque gratuito para todos os públicos com direito ao benefício.

 

Público beneficiado: Público beneficiado: idosos com 65 anos completos ou mais, pessoas com deficiência, crianças de até 7 anos de idade, portadores de HIV, pessoas com Hemofilia, pessoas com Autismo, inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, policiais penais, bombeiros militares, carteiros em serviço, agentes de defesa civil e guardas municipais de Fortaleza, Maracanaú e Pacatuba.

 

Procedimentos: para todos os públicos, a gratuidade é concedida mediante apresentação de documentos que comprovem o enquadramento do passageiro em uma das condições descritas no item acima. Veja abaixo os documentos de identificação que serão aceitos:

 

Idosos com 65 anos ou mais: documento de identificação com foto e registro da data de nascimento, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

 

Pessoas com deficiência: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Crianças de até 7 anos de idade: certidão de Nascimento ou RG.

 

Pessoas com HIV: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Pessoas com Hemofilia: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Pessoas com Autismo: Cartão Gratuidade Metrofor

 

Inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, policiais penais, bombeiros militares, guardas municipais e agentes de defesa civil: carteira funcional.

 

Carteiros: é obrigatório estar fardado.

 

Observações: em nenhuma hipótese serão aceitas declarações como forma de identificação para obtenção de gratuidade nas linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.

 

👉 O seu Cartão Gratuidade Metrofor pode dar direito a acompanhante caso o cartão emitido pela Arce ou Etufor utilizado para a emissão do mesmo seja o de cor vermelha ou que tenha escrito “acompanhante”.