Gratuidades

 

Descrição: seguindo a legislação vigente, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos garante embarque gratuito para todos os públicos com direito ao benefício.

 

Público beneficiado: Idosos com 65 anos ou mais, pessoas com deficiência e um acompanhante, crianças de até 7 anos de idade, inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, carteiros em serviço, guardas municipais e agentes de defesa civil.

 

Procedimentos: para todos os públicos, a gratuidade é concedida mediante apresentação de documentos que comprovem o enquadramento do passageiro em uma das condições descritas no item acima. Veja abaixo os documentos de identificação que serão aceitos:

 

Idosos com 65 anos ou mais: documento de identificação com foto e registro da data de nascimento, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

 

Pessoas com HIV: documento da instituição onde é realizado o tratamento.

 

Pessoas com hemofilia: documento da instituição onde é realizado o tratamento.

 

Pessoas com deficiência: Se for residente em Fortaleza: Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência, emitido pela Etufor. Se for morador de outras cidades: Passe Livre, emitido pelo Detran.

 

Crianças de até 7 anos de idade: Certidão de Nascimento ou RG.

 

Inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, guardas municipais e agentes de defesa civil: Carteira funcional.

 

Carteiros: é obrigatório estar fardado.

 

Observações: em nenhuma hipótese serão aceitas declarações como forma de identificação para obtenção de gratuidade nas linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.