Gratuidades

 

Descrição: seguindo a legislação vigente, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos garante embarque gratuito para todos os públicos com direito ao benefício.

 

Público beneficiado: idosos com 65 anos completos ou mais, pessoas com deficiência, crianças de até 7 anos de idade, portadores de HIV, pessoas com Hemofilia, pessoas com Autismo, inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, policiais penais, bombeiros militares, carteiros em serviço, guardas municipais e agentes de defesa civil.

 

Procedimentos: para todos os públicos, a gratuidade é concedida mediante apresentação de documentos que comprovem o enquadramento do passageiro em uma das condições descritas no item acima. Veja abaixo os documentos de identificação que serão aceitos:

 

Idosos com 65 anos ou mais: documento de identificação com foto e registro da data de nascimento, como RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

 

Pessoas com deficiência: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Crianças de até 7 anos de idade: certidão de Nascimento ou RG.

 

Pessoas com HIV: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Pessoas com Hemofilia: Cartão Gratuidade Metrofor.

 

Pessoas com Autismo: se for residente em Fortaleza: Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência, emitido pela Etufor. Se for morador de outras cidades: Passe Livre, emitido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

 

Inspetores do trabalho, oficiais de Justiça, policiais federais, policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, guardas municipais e agentes de defesa civil: carteira funcional.

 

Carteiros: é obrigatório estar fardado.

 

Observações: em nenhuma hipótese serão aceitas declarações como forma de identificação para obtenção de gratuidade nas linhas operadas pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.

 

*Os passageiros com direito a gratuidade deverão ter acompanhante caso o documento apresentado seja o cartão emitido pela Etufor de cor vermelha ou o cartão emitido pela ARCE onde esteja escrito “acompanhante”.

 

*Para Solicitar o Cartão Gratuidade Metrofor: Apresentar o Cartão Gratuidade Pessoa com Deficiência, emitido pela Etufor ou o Passe Livre, emitido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).