Leia mais (concessão de mídia)

 

1) O METROFOR

O Ceará está avançando na modernização e aproveitamento estratégico de seus espaços urbanos com a concessão exclusiva de mídia nas estações, túneis e trens das linhas Nordeste, Sul, Oeste, Cariri e Sobral. Esta iniciativa inovadora permitirá que um parceiro privado explore, por 15 anos, a veiculação de publicidade nesses ambientes, seguindo as melhores práticas globais de gestão e operação de mídia em transporte público.

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é a maior do Ceará em extensão, número de estações e passageiros transportados. Com 24,1 km e 20 estações, ela conecta Fortaleza a Maracanaú e Pacatuba, atendendo parte da Região Metropolitana. Diariamente, cerca de 34 mil pessoas utilizam o sistema, que conta com uma frota de 10 trens elétricos, equipados com ar-condicionado, painéis informativos e sistema de sonorização. Com os trens realizando 134 viagens por dia, a uma velocidade média de 60 km/h e máxima de 70 km/h. As estações José de Alencar, Parangaba e Maracanaú são as de maior fluxo. O funcionamento ocorre de segunda a sábado, das 5h30 às 23h, com horários excepcionais nos feriados.

A Linha Nordeste opera de forma assistida, transportando passageiros sem cobrança de tarifa entre as estações Parangaba e Iate, com 13,2 km de extensão e 11 estações, incluindo Parangaba, Montese, Expedicionários, Vila União, Borges de Melo, São João do Tatuapé, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe e Iate. Ela é integrada à Linha Sul e futuramente será conectada à Linha Leste. O funcionamento é de segunda a sábado, das 5h30 às 23h, com horários excepcionais nos feriados.

A Linha Oeste conecta Fortaleza a Caucaia, com 19,5 km de extensão e 10 estações em operação. Cerca de 7 mil passageiros utilizam a linha diariamente, que é operada por trens a diesel com ar-condicionado. Com os VLTs realizando 28 viagens diárias, a uma velocidade média de 43 km/h e máxima de 60 km/h. O funcionamento ocorre de segunda a sábado, das 5h30 às 20h, com horários excepcionais nos feriados.

O VLT de Sobral conecta a cidade por duas linhas: a Linha Sul, com 7,2 km, ligando os bairros Sumaré e Cohab II, e a Linha Norte, com 6,7 km, conectando os bairros Junco e Novo Recanto. Com 12 estações no total, o VLT transporta cerca de 4,8 mil pessoas diariamente e oferece integração na Estação Campo dos Velhos. O funcionamento das linhas é de segunda a sábado, com horários variados dependendo do sentido.

O Metrô do Cariri conecta os municípios de Crato e Juazeiro do Norte, com 13,6 km de extensão e 9 estações, transportando uma média de 1,7 mil pessoas por dia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, e aos sábados, das 6h às 13h30.

Além dos benefícios publicitários, a concessão trará impactos positivos em várias áreas. Ambientalmente, prevê a gestão e manutenção de áreas verdes, além da implantação de estações de triagem de resíduos sólidos ao longo das linhas do METROFOR. No campo social, haverá capacitações e treinamentos para colaboradores e comunidades do entorno, promovendo o desenvolvimento local. Em termos institucionais, 5% dos espaços publicitários serão reservados para a veiculação gratuita de campanhas de interesse público, beneficiando a sociedade como um todo. Está previsto também a modernização do aplicativo do Metrofor, com a possibilidade de divulgação de conteúdo publicitário.

Esta é uma oportunidade única para empresas que desejam impactar milhões de usuários do transporte público cearense, ampliando a visibilidade de suas marcas e garantindo um retorno significativo sobre o investimento.

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2) A CONCESSÃO

O projeto de concessão de mídia no METROFOR tem como objetivo transformar a gestão da publicidade nas estações de trem do estado, com um crescimento expressivo da receita. A previsão é que a receita com publicidade cresça 1.569% até 2038, saltando de uma média anual de R$ 102 mil para R$ 1,6 milhões. Esse aumento será possível graças ao investimento e à inovação tecnológica no sistema publicitário, que incluirá a instalação de telas digitais nas estações.

Investimentos e Retorno Esperado

O projeto prevê um investimento inicial (CAPEX) de R$ 4.200.877,89, com uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 15,44% ao ano. Considerando um prazo de 15 anos de concessão, o METROFOR receberá um valor mínimo de R$ 24,1 milhões em outorga ao longo do período ou R$ 16,8 milhões a valor presente, em valores constantes. O parceiro privado será responsável por 100% do investimento na implantação de 110 telas digitais, distribuídas em diferentes formatos e tamanhos nas estações das cinco linhas contempladas. Esse avanço tecnológico trará uma maior atratividade para os anunciantes, contribuindo para o crescimento das receitas.

O plano de modernização estrutural da rede de veiculação de mídias do METROFOR será implementado em duas fases estratégicas, priorizando as áreas de maior fluxo de passageiros. Na primeira fase, os investimentos serão concentrados nas Linhas Sul e Nordeste, consideradas as mais movimentadas do sistema. Em seguida, na segunda fase, serão concluídas as melhorias nessas linhas e iniciados os investimentos nas linhas Oeste, Sobral e Cariri, ampliando o alcance da modernização.

Estudo Técnico e Modelagem Econômico-Financeira

O projeto foi desenvolvido com base nas melhores práticas internacionais de concessão de mídia em transporte público, adaptadas à realidade do Ceará. Para garantir a viabilidade e atratividade da concessão, foram realizados estudos técnicos e modelagens econômico-financeiras, considerando diferentes cenários de investimento e retorno. A metodologia adotada para a modelagem financeira incluiu a análise de fluxo de caixa descontado, considerando o valor presente dos fluxos de receita e os investimentos necessários. Foram avaliados diversos cenários, e foi selecionado o cenário que trouxe maior segurança quanto à viabilidade do projeto.

Os critérios de viabilidade, como a TIR, o VPL e o Payback, indicam que o projeto é financeiramente sólido, com um retorno significativo ao longo do tempo. O projeto também visa a maximização do valor gerado para o METROFOR, e para a sociedade como um todo, sem comprometer a sustentabilidade financeira.

Prazo e Investimentos Previstos:

A concessão terá um prazo total de 15 anos, durante os quais o parceiro privado será responsável pela operação e manutenção da infraestrutura publicitária. O investimento inicial estimado é de R$ 4.200.877,89, que será integralmente custeado pelo concessionário. Além disso, estão sendo considerados 630.131,68 de reinvestimentos e 44.041.654,11 com custos e despesas operacionais (excluída a outorga).

Valores da Concessão:

– Valor mínimo de outorga: R$ 24,1 milhões ao longo dos 15 anos (ou R$ 16,8 milhões a valor presente, descontado pela inflação).
– Outorga variável: 17,19% sobre a receita gerada.
– Pagamento inicial: R$ 1 milhão.
– Carência: 12 meses.

Principais Investimentos:

Fase 01 (Prazo Máximo: 12 Meses)

Na primeira etapa do projeto, o foco será a modernização da comunicação visual nas Linhas Sul e Nordeste, que possuem o maior fluxo de passageiros. Serão instaladas 40 telas digitais e 1 mega painel na Linha Sul, além de 10 telas na Linha Nordeste. Além disso, todas as mídias estáticas dessas duas linhas serão completamente renovadas, garantindo maior eficiência na veiculação de conteúdos publicitários e informativos.

Fase 02 (Prazo Máximo: 24 Meses)

A segunda fase dará continuidade aos investimentos nas Linhas Sul e Nordeste e expandirá a modernização para outras regiões da rede. A Linha Sul receberá um reforço com a instalação de 22 novas telas, 1 mega painel adicional e 2 big banners, ampliando ainda mais sua capacidade de comunicação digital. A Linha Nordeste terá mais 3 telas instaladas, complementando a modernização iniciada na fase anterior. Além disso, a modernização será expandida para novas áreas, com a instalação de 10 telas na Linha Oeste, 12 telas na Linha Sobral e 9 telas na Linha Cariri, consolidando a atualização tecnológica em todo o sistema do METROFOR.

– Instalação de 110 telas digitais em diferentes formatos e tamanhos nas estações das cinco linhas contempladas.
– Manutenção e atualização tecnológica dos equipamentos ao longo do período da concessão.

Benefícios Ambientais, Sociais e Institucionais

Além do impacto econômico positivo, o projeto contempla uma série de benefícios que vão além da publicidade:

→ Ambientais:

– Gestão, manutenção e criação de áreas verdes ao longo das linhas do METROFOR.
– Implementação de estações de triagem de resíduos sólidos ao longo da Linha Oeste, para otimizar a gestão ambiental do sistema.

→ Sociais:

– Capacitação e treinamentos para colaboradores, e comunidades do entorno das estações.
– Geração de empregos diretos e indiretos, com a implantação e operação do sistema.

→ Mídia Institucional:

– Reserva de 5% dos espaços publicitários para veiculação gratuita de campanhas institucionais, promovendo ações de interesse público e comunicação social.
– Modernização do aplicativo de informações ao usuário, permitindo a veiculação de conteúdo publicitário.

Próximos Passos

Os próximos marcos do projeto incluem a publicação do edital, o estabelecimento dos prazos para propostas, e a assinatura do contrato com o parceiro privado. A expectativa é que o processo avance de maneira eficiente, garantindo a implementação da infraestrutura publicitária, e os benefícios associados para a população e para o METROFOR.

 

3) CONSULTA PÚBLICA

Participe da Consulta Pública e Contribua para o Futuro da Publicidade no METROFOR

A modernização do transporte público do Ceará passa pela valorização de seus espaços e pela geração de novas receitas para a melhoria do sistema. Como parte desse processo, estamos abrindo a Consulta Pública para que a sociedade, empresas e demais interessados possam contribuir com sugestões e questionamentos sobre o projeto de concessão dos espaços publicitários no METROFOR.

– Período da Consulta Pública: 10 de março a 9 de abril
– Durante esse período, os documentos do projeto estarão disponíveis para análise e recebimento de contribuições. Esse é um momento essencial para garantir que o modelo adotado seja transparente, sustentável e vantajoso para todos os envolvidos.

Como participar?

– Acesse os documentos disponíveis no site oficial.
– Envie suas sugestões e dúvidas para o e-mail: concessaomidias@metrofor.ce.gov.br

Com essa iniciativa, buscamos garantir que a concessão seja realizada de forma democrática, promovendo um modelo eficiente de publicidade e contribuindo para o desenvolvimento do transporte público cearense.

A sua opinião faz a diferença! Participe e ajude a construir esse novo modelo de publicidade no METROFOR.

 

4) AUDIÊNCIA PÚBLICA

Como parte do processo de transparência e participação social, será realizada uma Audiência Pública para apresentar os detalhes do projeto de concessão dos espaços publicitários no METROFOR.

Data: 20 de março

Horário: 14h

Local: A audiência pública será em formato virtual. Para assistir favor clicar no endereço: https://www.youtube.com/@oficialmetrofor ou pelo Microsoft Teams

As contribuições, sugestões e dúvidas durante a audiência pública deverão ser encaminhadas ao Metrofor através do e-mail concessaomidias@metrofor.ce.gov.br.

Consulta Pública do projeto permanecerá aberta de 10 de março a 9 de abril, permitindo o envio de sugestões por meio dos canais digitais. A Audiência Pública será um momento chave para ampliar esse debate e garantir que a concessão aconteça de forma transparente e benéfica para todos.

Após o término da Consulta Pública, as contribuições, sugestões e dúvidas serão respondidas em até 30 dias e serão divulgadas no endereço https://www.metrofor.ce.gov.br/concessaomidias/.

Sua participação é fundamental para a construção de um projeto sólido e alinhado às necessidades da população. Não perca essa oportunidade!