NOSSAS AÇÕES

 

Com a retomada gradual das operações, a Cia Cearense de Transportes Metropolitanos intensifica as ações que favorecem a segurança sanitária nas viagens.

 

HIGIENIZAÇÕES

Equipes de limpeza e manutenção atuam diariamente, várias vezes ao dia, na higienização dos componentes mais tocados pelos passageiros durante a utilização dos trens, como as barras de ferro, cordas de apoio, barras de apoio nas cadeiras. Todos os dias é feita pulverização com quaternário de amônia, dentro dos trens. As equipes também atuam na higienização das estações, incluindo os corrimões, elevadores e catracas eletrônicas.

 

ASSENTOS

Os assentos nas estações e trens foram sinalizados, atendendo a orientações da Vigilância Sanitária, de forma que apenas alguns lugares são ocupados, e outros permanecem vazios. Dessa forma, é mantido o distanciamento entre os passageiros sentados.

 

ORIENTAÇÃO VISUAL

Estão fixadas fitas no solo para orientar o distanciamento entre as pessoas. O distanciamento físico é fundamental para reduzir as chances de contágio do novo coronavírus. Mantenha sempre uma distância mínima de 2 metros de outras pessoas.

 

AR-CONDICIONADO

A rotina de troca ou limpeza dos filtros de ar condicionado está sendo intensificada. A frequência de troca limpeza foi aumentada. Dessa forma, os equipamentos de ar condicionado são limpos com mais frequência garantindo maior pureza do ar que circula dentro dos trens.

 

JANELAS E BASCULANTES

Os trens circulam com os basculantes das janelas abertos. Com essa medida, há melhor circulação e renovação de ar no interior dos veículos. A abertura dos basculantes também favorece a qualidade do ar que circula dentro dos trens.

 

ÁLCOOL EM GEL 70%

Trens e estações foram equipados com dispensadores de alcool em gel 70%. A orientação é que os passageiros higienizem as mãos antes e após a realização dos deslocamentos. Os passageiros que não tem o seu próprio álcool em gel 70% podem utilizar os dispensadores instalados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos.

 

HORÁRIOS REDUZIDOS

As linhas estão funcionando em horários reduzidos, pois as viagens realizadas nesta Fase de Transição são destinadas aos deslocamentos indispensáveis, como a ida e volta para o trabalho de profissionais que exercem funções essenciais – área de saúde, farmácias e supermercados – e das categorias autorizadas por decreto a funcionar parcialmente, partir de 1°/6.

 

COMUNICAÇÃO

Utilização de ferramentas de comunicação para orientação dos passageiros. Cartazes fixados nas estações e nos trens, informativos em áudio exibidos com frequência, e frases constantes nos paineis eletrônicos das estações, informam as regras sanitárias que são obrigatórias na utilização das linhas liberadas na Fase de Transição para retomada da economia.