Edital para a compra de dez trens

15 de abril de 2009 - 14:33

Será divulgado a partir do dia 20 de abril.



O edital para a aquisição de dez trens de unidades elétricas (TUEs) para o Metrô de Fortaleza será disponibilizado para consulta pelas empresas concorrentes a partir do dia 20 de abril. O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, diz que a previsão é que no dia 1º de junho as propostas das empresas comecem a ser avaliadas. A empresa vencedora da licitação deverá entregar a primeira unidade até setembro de 2010 e as demais a cada mês subsequente.

A Secretaria de Infraestrutura do Estado encaminha nesta quarta-feira (15) o edital para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que irá publicá-lo no Diário Oficial do Estado. Segundo Fortes, o edital será publicado em jornais locais, nacionais e internacionais e será divulgado em embaixadas. “A licitação será internacional com divulgação ampla”, assegura Fortes.

Conforme o edital, os trens deverão ter as seguintes características: fabricados em alumínio ou aço inox, com ar-condicionado, salão contínuo (para fluxo de passageiros), suspensão pneumática e aceleração metroviária. Os trens terão capacidade para transportar aproximadamente mil passageiros por composição. “Serão carros de última geração”, diz o presidente do Metrofor.

No fim de março, o governador Cid Gomes, o secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, e o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, viajaram à Itália e à República Tcheca para conhecer de perto a tecnologia usada por indústrias fornecedoras na fabricação de trens para metrôs que exportam para toda Europa, Estados Unidos e Canadá.

A compra de mais dez trens para o Metrô de Fortaleza vai atender ao aumento da demanda de passageiros prevista pelo Metrofor. Quando o projeto do metrô foi iniciado, em 1999, a previsão era que quando ele começasse a operar, em 2003, 180 mil passageiros por dia seriam transportados com a integração com outros modais. Com o atraso nas obras, a previsão é que em 2010, quando o metrô entrar em atividade, 350 mil passageiros/dia passem a se beneficiar do transporte. Atualmente, os trens transportam cerca de 23 mil passageiros diariamente.

 

Assessoria de imprensa do Metrofor

Viviane Lima

viviane@metrofor.ce.gov.br