Artistas visuais farão grafite na Estação Conjunto Ceará do Metrofor

15 de outubro de 2020 - 16:24

Domingo (18), a estação Conjunto Ceará da Linha Oeste do Metro de Fortaleza  (Metrofor) vai ganhar um colorido diferente.

O cinza vai dar lugar às múltiplas cores de painéis artísticos desenhados por integrantes do grupo de artistas grafiteiros que fazem parte do Projeto Ruela.

Desenvolvido nos bairros da Secretaria Executiva Regional Cinco (SERV), em Fortaleza, o Projeto Ruela está mobilizado para dar uma cara diferente a um lugar bastante conhecido da comunidade: a Estação Conjunto Ceará do Metrofor que faz parte da Linha Oeste, interligando Fortaleza e Caucaia.

Através da ação de arte urbana batizada de 4Town Grafite, realizada com apoio do Metrofor e do Porto Iracema das Artes, as paredes localizadas no acesso à estação serão grafitadas. O cinza com pichações dará lugar à arte urbana e às cores na comunidade, beneficiando centenas de pessoas que passam pelo local todos os dias.

A finalização dos painéis, seguida de uma oficina de arte na estação, localizada na Avenida J, número1622, terá início às 9h desse domingo (18), no entanto, desde a quarta-feira, os artistas estão confeccionando os murais no equipamento público.

“A gente sabe a diferença que faz uma mudança visual. Aquele espaço é o quintal da casa de muitas pessoas. Não apenas de quem mora no entorno, mas de toda região que usa o transporte diariamente. A mudança visual muda o cotidiano, muda a sensação do espaço. Às vezes a sensação é inóspita e passa a ser viva”, explicou a artista Narah Adjane, uma das coordenadoras do coletivo Ruela, e que está atuando no 4Town Grafite.

Segundo ela, os temas abordados nas artes devem tratar de questões centrais no cotidiano das periferias, como a inclusão social e a luta contra violência que atinge mulheres, negros e as minorias. “As mensagens devem refletir a luta de resistência das periferias”, comenta.

Para o Metrofor, o esforço de tornar o projeto uma realidade é convertido na melhoria da relação com as comunidades que utilizam as linhas ou convivem com elas em seus bairros, como explica a psicóloga Bárbara Teophilo Araújo Notthingman, que coordena as iniciativas sociais do Metrô. “Esse projeto, além de valorizar o patrimônio público, aproximar e resignificar a relação com os usuários dos trens, é uma oportunidade de incentivar a arte urbana, tornando o local uma galeria de arte aberta, acessível a todos”, afirma Bárbara.

A Estação Conjunto Ceará da Linha Oeste é localizada no limite entre Fortaleza e Caucaia, em trecho em que a linha férrea marca a fronteira entre as duas cidades. A ação, portanto, beneficia também moradores de bairros adjacentes em Caucaia, como Jurema e Parque Albano. “O 4town grafite contará com artistas da cena do grafite da região de Fortaleza e Caucaia e também realizará uma oficina de grafite com mulheres da comunidade do entorno da estação”, completa Bárbara.

Sobre a Linha Oeste:
A Linha Oeste interliga o centro de Fortaleza ao município de Caucaia, na região metropolitana da capital cearense. São 7,9 mil pessoas transportadas por dia, em média. De uma ponta a outra, são 19,5 km de extensão, passando por 10 estações.

Serviço
Horário: 9h
Local – Estação Conjunto Ceará – Linha Oeste do Metrofor.
Avenida J, número1622.