População de Fortaleza é beneficiada com a nova praça da estação JK

21 de maio de 2018 - 13:33

O espaço foi inaugurado na noite desta sexta-feira (18), quando novos equipamentos foram anunciados para a área. A ação faz parte do Juntos por Fortaleza, uma parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura. Fotos: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

A alegria correu solta na noite dessa sexta-feira (18) para a população do bairro Demócrito Rocha, na Regional IV, e para moradores das regiões vizinhas. Logo ao anoitecer, a praça recém construída pelo Metrofor ao lado da estação Juscelino Kubitschek, no coração do bairro, já estava ocupada por jovens jogando basquete na nova área de lazer da região. Poucas horas depois, já havia barracas de comida, brinquedos para crianças e muita festa.

“Este é um espaço de lazer onde o jovem vai ter a oportunidade de desenvolver o seu lado social, se integrando na comunidade, e isso é uma coisa que a comunidade precisa”, comentou o educador Marcos Antônio Silva, morador da região, que foi conferir de perto a inauguração do espaço. A entrega da praça faz parte do programa Juntos por Fortaleza, uma parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura.

No palco, inaugurando a praça, o governador Camilo Santana comprovou que Marcos está correto. “Uma cidade de paz e feliz se constrói com espaços de convivência, onde as pessoas podem conversar, namorar e jogar”. Em entrevista, Camilo informou que, junto com a Prefeitura, será anunciado um pacote de novas ações. “Em breve vamos estar lançando mais um programa de ações em Fortaleza, com as mini areninhas, brinquedopraças, pra criar mais espaços públicos em ambientes urbanos, bem iluminados, para que as pessoas possam se encontrar e se divertir”, disse Camilo. O governador aproveitou para anunciar a construção de uma pista de skate e uma brinquedopraça na praça da estação JK.

Já o prefeito Roberto Cláudio, anunciou a construção de um playground para crianças e uma academia ao ar livre na Praça do Chafariz, que fica no mesmo bairro. A praça na estação JK do Metrô de Fortaleza já conta com academia ao ar livre, quadra poliesportiva, assentos e jardim, numa área total de mais de 2 mil metros quadrados.

“Juntos, Governo e Prefeitura, nós estamos fazendo areninhas, todas já licitadas, começando as obras em maio e junho. E aqui para região, estamos fazendo duas mini areninhas: uma na Praça Mauá e outra na diagonal do ginásio da Parangaba, dentro da reforma da Lagoa da Parangaba”, anunciou o prefeito. A construção da praça ao lado da estação Juscelino Kubitschek do Metrô de Fortaleza foi um compromisso anunciado por Camilo em maio do ano passado, em evento de inauguração da 19º estação na Linha Sul do metrô.

Além do governador e do prefeito, participaram da inauguração os secretários de Infraestrutura e Esportes, Lucio Gomes e Euler Barbosa – respectivamente -, o diretor-presidente do Metrofor, Eduardo Fontes Hotz e outros diretores da empresa; o secretário da Regional IV, Francisco Sales, o vereador Raimundo Filho e centenas de moradores da região. No palco, Lúcio Gomes comemorou os avanços no Metrô de Fortaleza. “No ano passado, aqui nesse mesmo lugar, a gente dizia que o Metrofor iria transportar a população do Ceará, cerca de 9 milhões. Alguém duvidou, mas a gente já chegou nesse número”, contou.