Empresa italiana apresenta proposta

2 de junho de 2009 - 16:33

Os 20 trens atenderão a Linha Sul, que liga a estação João Felipe (no Centro) à Maracanaú.



A Central de Licitações do Governo do Estado recebeu nesta segunda-feira (01), os documentos de habilitação da empresa que participou da concorrência pública para fornecimento de 20 trens para a Linha Sul – que liga  a estação João Felipe (no Centro) à estação Vila das Flores, em Maracanaú, do Metrô de Fortaleza. O valor estimado para aquisição das unidades, publicado no Edital, é de R$ 240,3 milhões.

A empresa participante, Ansaldo Breda SPA, foi uma das fábricas visitadas pelo governador Cid Gomes, no último mês de março, durante viagem com o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele e com o presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, para conhecerem novas tecnologias para veículos rodantes a serem adquiridos para o Metrô de Fortaleza. A empresa é conhecida na América do Norte e no mercado europeu por fornecer equipamentos semelhantes, em países como Itália, Espanha e Turquia. O representante da empresa, Francisco Paiva, afirmou que a proposta entregue à Comissão procurou atender todas as exigências do Edital, elaborado pelo governo estadual. 

Os documentos da empresa foram encaminhados ainda nesta segunda para a Secretaria da Infraestrutura, onde será feita, juntamente com técnicos do Metrofor, a análise da qualificação técnica da empresa. A expectativa, segundo a presidente da Comissão, Betânia Saboya, é de que na próxima semana o resultado da habilitação seja divulgado para que seja aberta a proposta comercial. “Acreditamos que o processo será mais célere já que uma única empresa está participando do certame e por isso, dispensará o prazo recursal”, esclareceu.

Ainda de acordo com o Edital, a empresa terá o prazo de 15 meses, após a emissão da ordem de serviço, para a entrega das unidades. Serão 20 Trens Unidade Elétrica (TUE), sendo cada unidade composta de três carros, ou em alternativa a empresa poderá fornecer 10 (TUEs) de quatros carros, movidos a tração elétrica.  Os trens deverão ter as seguintes características: fabricados em alumínio ou aço inox, com ar-condicionado, salão contínuo (para fluxo de passageiros), suspensão pneumática e aceleração metroviária. As unidades terão capacidade para transportar aproximadamente mil passageiros por composição. (Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado)

Mais informações

Assessoria de imprensa do Metrofor

Viviane Lima

3101.7183 ou 8868.1817 

Obs: Clique na imagem abaixo para vizualizar o mapa completo.

mapa_peq_noticia.jpg