Governador assina ordem de serviço

7 de julho de 2009 - 10:00

para fornecimento de trens.



O governador Cid Gomes assinou nesta segunda-feira (6) a ordem de serviço para o  fornecimento de 20 trens unidade elétrica (TUEs) para a Linha Sul do Metrô de Fortaleza. O prazo para a entrega das primeiras unidades é de 15 meses e farão o percurso entre a Estação Vila da Flores, em Maracanaú, e Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. Para o fornecimento dessas unidades o Governo do Estado investiu R$ 240 milhões. 

A ordem de serviço foi assinada, no Palácio Iracema,  pelo governador Cid Gomes e pelo vice-presidente da empresa italiana AnsaldoBreda, vencedora da licitação, Arcangelo Forneli.  A previsão é que, diariamente, a Linha Sul transporte  350 mil passageiros. Os vagões serão climatizados e terá velocidade máxima de 120 km/hora. A AnsaldoBreda tem 160 anos de tradição e fornece trens para vários países da Europa e América do Norte.

Durante a assinatura, Cid Gomes anunciou que já está em andamento a licitação para as obras do trecho que ligará a estação da Lagoinha, na Parangaba, à estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. “Estamos procurando assegurar que não fiquemos sem obras para que os prazos sejam cumpridos e o Metrô de Fortaleza esteja concluído em 2010”, disse o governador referindo-se à paralisação das obras da Linha Sul e que aguarda decisão judicial para o retorno das atividades.

Cid Gomes também avalia que a conclusão do Metrô coloca em jogo a capacidade do poder público em corresponder os anseios da população. “É uma questão de honra a conclusão do Metrô para a garantia de transporte seguro e confortável para a população que espera por esse sistema há dez anos”, disse.

O governador apresentou a empresa os investimentos do Estado no setor de transporte ferroviário, como o Metrô do Cariri, que tem previsão de inauguração em outubro deste ano e que ligará Juazeiro do Norte ao Crato, bem como implantação do Metrô de Sobral. Nesse caso, o edital para a compra dos trens deverá sair no próximo dia 14 e a entrega de propostas deverá acontecer no dia 24 de julho.

A solenidade contou com as presenças do secretário do Gabinete do Governador, Ivo Gomes; do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele; do presidente do Metrô de Fortaleza, Rômulo Fortes; do secretário de Assuntos Governamentais, Waldemir Catanho, representando a prefeita Luizianne Lins; os deputados estaduais, José Albuquerque, Dedé Teixeira e Roberto Cláudio.  

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)