Estudo de viabilidade da Linha Leste deve ficar pronto em outubro

2 de setembro de 2009 - 10:55

Deve atender uma região com importantes equipamentos como shoppings, universidades e o fórum.



Fortaleza tem apresentado nos últimos anos um grande crescimento para o lado leste. Um dos motivos é a presença de importantes equipamentos públicos e privados nessa região como shoppings, universidades e o Fórum Clóvis Bevilácqua. Para atender à grande demanda de passageiros que têm como destino essa área da Capital, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor contratou um estudo de viabilidade da Linha Leste do metrô que deve ficar pronto em outubro.

Pelo projeto original, a Linha Leste deve ter 11 estações e a extensão de 10 quilômetros, ligando a Estação João Felipe, no Centro, até a Universidade de Fortaleza (Unifor), no bairro da Água Fria. O seu eixo passa por baixo das avenidas Santos Dumont e Sebastião de Abreu, sendo toda a linha subterrânea.

O estudo de viabilidade está sendo realizado pela MWH Engenharia e contempla quatro etapas: caracterização legal socioeconômico e operacional da obra, elaboração do projeto operacional, levantamento da viabilidade econômica do empreendimento e equacionamento financeiro do projeto. Caso o resultado final seja pela viabilidade pelo empreendimento, passa-se à busca de recursos para o seu financiamento e à realização do processo licitatório.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, diz que a Linha Leste é muito importante para amenizar os transtornos no trânsito de Fortaleza, mas ele ressalva que hoje a prioridade é a conclusão da Linha Sul do metrô, que liga as estações de Vila das Flores, em Pacatuba, a João Felipe, no Centro de Fortaleza. “Temos a intenção de executá-la (Linha Leste) daqui uns cinco anos. O que emperra a sua execução é o alto custo”.

Adail Fontenele avalia que seriam necessários cerca de R$ 2 bilhões para o financiamento do projeto da Linha Leste. “Esse valor é bem mais alto do que todo o projeto Metrofor (R$ 1,5 bilhão). A partir do início das obras, essa linha ficaria pronta em uns três ou quatro anos”, diz.

A Linha Leste deverá integrar-se com as Linhas Sul e Oeste do metrô e toda rede de transporte público de passageiros da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o projeto preliminar, a integração com as Linhas Sul e Oeste será feita na estação João Felipe.

Mais informações

Viviane Lima – viviane@metrofor.ce.gov.br e (85) 3101.7183 ou 8868.1817

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza