Projeto de Ramal para passageiros é apresentado no Lagamar

10 de setembro de 2009 - 16:44

Os moradores do Lagamar conheceram obras estruturantes como o Ramal Parangaba – Mucuripe.



Moradores do Lagamar conheceram, na tarde da última quarta-feira, 9 de setembro, o projeto de implantação do Ramal Parangaba – Mucuripe para passageiros. A apresentação do projeto foi feita durante audiência pública promovida, no salão paroquial da Igreja do Braz, pela Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior, da Assembléia Legislativa do Ceará. O debate foi motivado para discutir obras estruturantes na área.

Atualmente, o Ramal Parangaba – Mucuripe opera apenas para o transporte de cargas pela empresa Transnordestina Logística S/A. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor vai aproveitar o mesmo trecho ferroviário remodelando-o para o transporte de passageiros. São 16 quilômetros de extensão que vão cruzar uma área que abrange mais de 470 mil habitantes e onde circulam cerca de 230 mil usuários de transporte público. O Ramal vai beneficiar diretamente 22 bairros da Capital, incluindo a comunidade do Lagamar.  

A assessora técnica do Metrofor, Talita Freitas, apresentou o projeto aos moradores do Lagamar. Ela explicou que a obra está inserida no Monitoramento e Acompanhamento de Projetos Prioritários (Mapp) do Governo do Estado para definição do financiamento. Até agora, estão assegurados recursos para a execução do projeto executivo, orçado em de R$ 1,4 milhão. O investimento total será de cerca de R$ 34,8 milhões. Após a definição da fonte de recursos, a obra deve ter início até outubro de 2010 e ser concluída até o fim de 2012.

Pelo projeto original, estão previstas dez estações em todo o percurso: Parangaba, Montese/Itaóca, Aeroporto Velho, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Aldeota, Papicu e Mucuripe. As viagens da Parangaba ao Mucuripe devem ser feitas por seis veículos leves sobre trilhos (VLTs) e devem durar 36 minutos. A demanda potencial diária de passageiros para o ramal é de 90 mil pessoas por dia.

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima  – viviane@metrofor.ce.gov.br

(85) 3101.7183 ou 8868.1817