Frentes de serviço do Metrô devem estar a pleno vapor em outubro

17 de setembro de 2009 - 10:25

Deputados da Comissão Especial de Monitoramento das Obras do PAC no Ceará.



Deputados da Comissão Especial de Monitoramento das Obras do PAC no Ceará tiveram explicações do projeto do Metrô de Fortaleza.

A partir de outubro, todas as frentes de serviço da obra da Linha Sul do Metrô de Fortaleza devem estar normalizadas, ou seja, a pleno vapor. A previsão foi apenas uma das boas notícias apresentadas nesta quarta-feira, 16, durante visita à obra do Metrô de Fortaleza da Comissão Especial de Monitoramento das Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará da Assembléia Legislativa do Ceará.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, e o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, ciceronearam os parlamentares na visita, que começou no canteiro do bairro Couto Fernandes e seguiu até o elevado da Parangaba. O Metrô foi a primeira obra financiada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, visitada pela Comissão.

No auditório do canteiro de obras, os deputados conheceram detalhes do projeto e o andamento de sua execução em apresentações feitas pelo secretário Adail Fontenele e Rômulo Fortes. O secretário destacou que após a retomada da obra pelo consórcio construtor, no dia 13 de agosto, depois de 43 dias de paralisação, os trabalhos vêm avançando.

Adail Fontenele relatou que alguns entraves à conclusão do empreendimento já foram ou estão sendo equacionados pelo Estado. “O rebaixamento da Estação da Parangaba, que era necessária para a conclusão do elevado, foi feito. O reforço da estrutura do Lord Hotel, a licitação do serviço sai em outubro. E o Beco da Poeira, a Prefeitura já se comprometeu a retirar os permissionários de lá para começarmos a construir a Estação da Lagoinha”, exemplificou.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, também foi porta-voz de uma boa notícia. Ele disse que a previsão é que no dia 23 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) coloque em votação o processo que apura se houve ou não sobrepreço na obra do Metrô de Fortaleza.

Após a apresentação do projeto, os parlamentares seguiram até o elevado da Parangaba. Eles puderam ver de perto a obra de rebaixamento do antigo prédio da Estação da Parangaba. A estrutura foi rebaixada em 3,5 metros, o que vai permitir a conclusão do viaduto. Sobre o elevado, também será construída a nova Estação da Parangaba.

Participaram da visita os deputados Edson Silva (DEM), presidente da Comissão; Augustinho Moreira (PV), vice-presidente; Welington Landim (PSB), relator; os petistas Nelson Martins (líder do Governo na Casa), e Rachel Marques; os peemedebistas Guaracy Aguiar e Manoel Castro; e Lula Morais (PCdoB).

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

3101.7183 ou 8868.1817