Campanha de Doação de Órgãos chega à Estação João Felipe na quinta

21 de setembro de 2009 - 12:24

Quem passar pela Estação João Felipe terá acesso a serviços de prevenção em saúde.



Os usuários do serviço de transporte ferroviário que passarem pela Estação João Felipe na próxima quinta-feira, 24, das 8h às 16 horas, vão ter acesso a serviços de saúde como verificação de pressão arterial, testes de glicemia e de hepatite. A atividade faz parte da IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. No local, também serão distribuídos panfletos informativos e será feito o registro de doadores voluntários de medula óssea pelo Hemoce.

O objetivo da campanha é sensibilizar gestores, profissionais em saúde e população sobre a importância de doar órgãos e salvar vidas. As atividades tiveram início segunda-feira, 21, e seguem até o domingo, 27 de setembro. Há programação em hospitais, terminais de ônibus, na Praça do Ferreira, no Centro, e na avenida Beira Mar.

Fortaleza foi uma das cidades escolhidas para sediar a campanha por conta do destaque que o Ceará tem tido no aumento no número de doações de órgãos. O Estado teve o maior crescimento da taxa de doadores no Nordeste e superou a média nacional no número de transplantes de coração nos seis primeiros meses deste ano. Com 2,6 transplantes por milhão de pessoas, bateu a média nacional de 1,1. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.

Nos dois últimos anos, o Estado bateu recordes no total de transplantes realizados. Em 2007, o numero chegou a 618 transplantes. Em 2008, o número subiu para 739. Este ano, segundo a Central de Transplantes do Ceará, já foram realizados 501 procedimentos. Na fila de espera dos transplantes existem hoje 1.128 pessoas: 657 esperam uma doação de córnea; 10 aguardam um coração; 157, fígado; 275, rim e 29, medula óssea.

 

Programação completa da campanha

21.09.2009 | (segunda-feira)
Lançamento da XI Campanha Nacional de Doação de Órgãos/ Abertura do I Curso de Capacitação em Retirada de Múltiplos Órgãos
Local: Palácio Iracema Av. Dr. Martins Rodrigues, nº 150, Edson Queiroz
Horário: 17h

23.09.2009 (quarta-feira)
Informações a população sobre a Doação de Órgãos e Tecidos com mobilizações nos Terminais de Ônibus de Papicu, Antônio Bezerra e no Papicu contaremos o Hemoce- doação de medula óssea, através de distribuição de folders.
Local: Terminais de ônibus
Horário: 7h às 13h

24.09.2009 (quinta-feira)
Mobilizações
Local: Hospitais e Estação João Felipe (Projeto Doar e Prevenir e Hemoce – doação de medula óssea)
Horário: 8h às 16h

25.09.2009 (sexta-feira)
Projeto: Doar e Prevenir é a Continuidade da Vida e Hemoce – doação de sangue e medula óssea.
Local: Praça do Ferreira
Horário: 7h às 12h

27.09.09 (domingo)
Caminhada Pela Vida
Local: Av. Beira Mar (trajeto – Antigo Hotel Esplanada até a Praça dos Estressados)
Horário: 8h