Técnicos visitarão obra do Metrô do Cariri

14 de outubro de 2009 - 10:17

A visita será nos dias 15 e 16 de outubro.



Uma comissão formada por 50 técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos vai visitar, nos dias 15 e 16 de outubro, as obras do Metrô do Cariri. A implantação do sistema está em fase de conclusão. A inauguração do Metrô será no dia 24 de novembro.

No Cariri, os técnicos conhecerão o sistema que será operado por veículos leves sobre trilhos (VLTs) ao longo dos 13,6 km de extensão da linha que ligará Juazeiro a Crato; e as nove estações do percurso. Com o Metrô, o percurso Juazeiro – Crato será feito em 28 minutos. A previsão é que o sistema tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve um investimento de R$ 25,1 milhões.

Na visita, o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, vai apresentar ao grupo detalhes do projeto do Metrô do Cariri. Representantes da Bom Sinal, empresa de Barbalha responsável pela fabricação dos VLTs, vão dar informações sobre os carros e a tecnologia usada nos equipamentos.

O Metrô do Cariri será operado com duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, compostas por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br)

3101.7183 ou 8724.2147