Empresas participam de debate sobre expansão do Metrô

17 de novembro de 2009 - 16:17

Nesta quarta-feira (18), serão explicitados os sistemas de ventilação, energia, catenária e oficina.



Representantes de empresas nacionais e internacionais ligados ao setor de equipamentos e tecnologia para metrô participaram ontem da audiência pública no auditório da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), no Cambeba. A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos programou o evento para apresentar ao mercado as especificações técnicas dos sistemas de sinalização e controle, controle centralizado operacional, energia, catenária, ventilação, telecomunicações e oficina para extensão das linhas do Metrô de Fortaleza.

O secretário Adail Fontenele abriu a audiência pública destacando o empenho do Governo do Estado em concluir a construção da Linha Sul do Metrô e ampliar futuramente o serviço com as Linhas Oeste e Leste. “Há uma meta de concluir as obras da Linha Sul no próximo ano. Os primeiros trens já chegam da Itália em outubro e entram em fase de testes”, diz.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, explica que a audiência pública também deve servir para a empresa fazer um levantamento dos custos para a expansão do Metrô com as Linhas Oeste e Leste. “Com essa audiência pública estamos criando um instrumento legal para ratificar ou determinar os preços que vamos aplicar na licitação”, afirma.

A Linha Oeste vai seguir o mesmo traçado que hoje é operado por trens ligando o Centro de Fortaleza a Caucaia. Serão 19,5 km, sendo 16,9 km em superfície, 2,2 km em elevado e 0,4 km em subterrâneo. A Linha Oeste já tem um projeto básico consolidado. Falta a contratação de um projeto executivo. Já a Linha Leste será construída ligando o Centro de Fortaleza à Universidade de Fortaleza (Unifor). Serão 10,7 km totalmente em subterrâneo. O estudo de sua viabilidade técnica está sendo concluído.

No primeiro dia de audiência pública, foram discutidas as especificações técnicas dos sistemas de sinalização e controle, controle centralizado operacional, energia, catenária, ventilação, telecomunicações. Nesta quarta-feira (18), no segundo dia, serão explicitados os sistemas de ventilação, energia, catenária e oficina. O evento começa às 10 horas e deve prosseguir até as 17 horas.

SERVIÇO

Segundo dia da audiência pública sobre futura licitação para extensão das linhas do Metrô de Fortaleza
Data: 18/11
Horário: 10h às 17h
Local: auditório da Secretaria da Infraestrutura – Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, s/n – Edifício Seinfra SRH – Cambeba

Mais informações

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br 3101.7138 ou 8724.2147)