Simulação de operação comercial do Metrô do Cariri termina nesta sexta-feira (23)

23 de abril de 2010 - 09:32

O trem está circulando das 6 horas às 22h30min, sem cobrança de tarifa.



A simulação da operação comercial plena do Metrô do Cariri termina nesta sexta-feira, 23. Durante esta etapa, o trem está circulando entre as estações do Crato, São José (Cruzamento), Teatro e Juazeiro do Norte, das 6 horas às 22h30min, sem cobrança de tarifa. Ao longo de duas semanas, a operação serviu para se aferir a confiabilidade dos trens, o fluxo de pessoas e o consumo de combustíveis.

Somente na primeira semana de simulação, foram transportados 15.657 passageiros. Segundo o gerente de Controle e Tráfego da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Antonio Chalita de Figueiredo, a viagem de trem se tornou um passeio para toda a família, principalmente durante a noite. “Famílias inteiras, crianças e jovens estão vindo passear no trem”, relata.

A operação está sendo realizada com dois Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), simultâneos nos horários de pico. Para os horários intermediários, com fluxo de passageiros reduzido, está sendo disponibilizada uma composição. Na semana do dia 26, o horário de circulação será normalizado conforme a operação assistida, sendo das 8 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

Em funcionamento desde dezembro de 2009, o Metrô do Cariri atende a população dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. O investimento do Governo do Estado totalizou cerca de R$ 25 milhões. Com a inauguração do Metrô, a administração estadual cumpre o compromisso de requalificar o transporte ferroviário no Ceará. A produção dos trens para o Metrô do Cariri é feita por uma empresa de Barbalha – a Bom Sinal – e revitalizou a indústria do setor no Brasil.

 

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)