Estação José de Alencar começa a ser construída

5 de agosto de 2010 - 16:13

34 mil passageiros/dia devem passar pela mais importante estação do sistema.



A obra da Estação José de Alencar, principal estação subterrânea da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, está a todo vapor. A obra teve início após a transferência dos permissionários do Beco da Poeira para um terreno na avenida Imperador, no início de abril.

A estrutura do antigo centro de vendas já foi totalmente demolida. O empreendimento terá um investimento de R$ 28.632.101,67.

A construção está a cargo do Consórcio Constran / Petra e deve ser concluída em setembro de 2011.

A Estação José de Alencar fica próxima de importantes equipamentos do Centro de Fortaleza, como o Teatro José de Alencar e as praças da Lagoinha e José de Alencar. Após a conclusão, devem passar pela Estação cerca de 34 mil passageiros/dia. A José de Alencar faz parte de um conjunto de 20 estações da Linha Sul. São elas: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar; Central – Xico da Silva.

A Linha Sul terá 24 km ligando Pacatuba ao Centro de Fortaleza, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Atualmente, o percentual de execução das obras civis é de 77,72%. O avanço global, incluindo obras civis, sistemas e material rodante é de 59,4% (dados atualizados até maio). Cerca de 1.900 operários trabalham em mais de 47 frentes de serviço ao longo dos 24 quilômetros de linha.