Governo realiza licitação para contratação de obras civis do Metrô de Sobral

18 de novembro de 2010 - 17:28

As empresas interessadas entregarão nesta sexta-feira (19/11), na PGE, as documentações exigidas no edital e a proposta comercial.



A abertura da licitação para as obras civis do Metrô de Sobral será realizada amanhã, sexta-feira (19/11), às 9h30min, na Central de Licitações, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Palácio Iracema. Na ocasião, as empresas interessadas em realizar o empreendimento entregarão os envelopes com toda a documentação requerida no edital e suas propostas comerciais.

A primeira etapa da licitação corresponde à fase de habilitação, durante a qual serão analisados os documentos das empresas. Somente aquelas que forem habilitadas terão suas propostas comerciais abertas. O objeto da licitação é a contratação das obras civis necessárias para a implantação de projeto metroferroviário na cidade de Sobral e o valor de referência é de R$ 43,5 milhões.

O projeto do VLT de Sobral surge como uma necessidade de estruturação das cidades de médio porte do Estado do Ceará, aliando investimentos públicos à melhoria da qualidade de vida nestas cidades. Após o início das obras, a previsão é que o Metrô de Sobral seja concluído em 18 meses.

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Serão ao todo sete estações.

A segunda, chamada de Linha Norte, ligará o Pólo industrial da Grendene, localizada à margem da avenida, onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab 3, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. As duas linhas formam dois us invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Ao lado deste novo modal de transportes, vários outros investimentos, como a consolidação do pólo universitário, com duas universidades públicas e várias faculdades privadas, o fortalecimento do pólo industrial e mais recentemente a construção do Hospital Regional farão de Sobral uma das cidades mais bem preparadas para o desafio do novo milênio: desenvolvimento com sustentabilidade. 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br 

– 3101.7183)