Primeiro trem do Metrô de Fortaleza já está no Centro de Manutenção para testes

3 de dezembro de 2010 - 12:06

Os dois TUEs foram comprados da Itália e fazem parte de um conjunto de 20 carros.



Após ser pré-montado noPorto do Pecém, o primeiro dos dois trens unidades elétricas(TUEs) comprados na Itália para operar no Metrô de Fortaleza jáestá no Centro de Manutenção, em Pacatuba. A viagem do Porto atéo Centro levou mais de sete horas e só encerrou na noite de quinta-feira (4). Osegundo TUE ainda permanece no Porto onde está sendo montado pararealizar o mesmo percurso. Os dois TUEs chegaram ao Ceará emagosto. Os equipamentos fazem parte de um conjunto de 20carros que formarão 10 composições de 80 metros. O valor doinvestimento na compra dos trens foi de R$ 240 milhões.

 

No Centro de Manutenção,os dois TUEs terão sua montagem finalizada e passarão por testesestáticos, onde será aferido o funcionamento de todos os sistemas,como os de comunicação com os passageiros, de ar-condicionado e deeletricidade. Concluída essa etapa, terão início os testes dinâmicos. Opresidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos,Rômulo Fortes, diz que a empresa está trabalhando para testar otrem em um trecho de dois quilômetros entre as Estações VirgílioTávora e Raquel de Queiroz. Já temos prontos os trens e avia. Estamos agora trabalhandopara energizar a via para podermos começar o teste dinâmico,explica.

 

Os TUEs comprados daItália são movidos a tração elétrica, com capacidade máxima detransporte de 976 passageiros (sentados e em pé) cada, comar-condicionado, dotados de comunicação sonora e visual, interna eexterna, para orientação dos usuários. O equipamento deve operarem velocidade média de 60 km/h. As composições vão rodar naLinha Sul do Metrô, que ligará Maracanaú ao centro de Fortaleza.

 

A Linha Sul tem 24 km emvia dupla, sendo 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneoe 2,2 km em elevado. Atualmente, 83,05% das obras civis foramexecutadas. Incluindo sistemas e material rodante, o percentual deexecução é de 62,24%. São mais de 30 frentes de serviço e 2.600operários atualmente trabalham no empreendimento. A previsão éque o Metrô entre em operação comercial em 2011.

 

O Metrô vai atender àpopulação da Região Metropolitana, principalmente dos municípiosde Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba, onde estãoconcentrados 2/3 da demanda de transporte público de passageiros daregião. Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza,com a integração plena entre os modais de transporte, terácapacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia.

 

 

Assessoria de imprensa doMetrô de Fortaleza

 

Viviane Lima(viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183)