Subestação de energia é finalizada para testes com Metrô

21 de fevereiro de 2011 - 17:20

Serão energizados 2,8 quilômetros entre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Raquel de Queiroz (Pajuçara).



Já está sendofinalizada a montagem da subestação de energia da Estação Rachel de Queiroz quevai ser responsável por energizar o trecho em que serão feitos os testesdinâmicos do Metrô de Fortaleza. Serão energizados 2,8 quilômetrosentre as estações Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz(Pajuçara). Os testes dinâmicos devem ser iniciados neste primeiro semestre.  

A subestaçãovai receber energia da Coelce e transformar 60 mil volts em corrente alternadapara 3 mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede aérea em queos trens estarão conectados. Os testes serão feitos nos dois primeiros trensunidades elétricas (TUEs) comprados da Itália que atualmente passam por testesestáticos no Centro de Manutenção, em Pacatuba.

Os dois TUEs fazemparte de um conjunto de 20 trens, que formarão 10 composições de 80 metros, cada. Cada composição é formada por trêscarros: duas caixas com cabine nas extremidades (o que permite que o trem andenas duas direções sem precisar fazer retorno) e uma caixa só para passageiro nocentro. O valor investido pelo Governo do Estado na compra dos trens foi de R$240 milhões.

Os trens sãomovidos à tração elétrica. Cada composição de 80 metros tem capacidade detransporte de até 900 passageiros. O equipamento possui assentos acolchoados,bagageiro, sistema de ar-condicionado e são dotados de comunicação sonora evisual para orientação dos usuários. Durante o trajeto, o veículo poderáatingir até 80 km/h.

O novo meiode transporte tem também câmeras internas e externas, que contribuem para asegurança dos usuários. O condutor poderá, por exemplo, saber se todos ospassageiros já entraram para poder seguir viagem. O equipamento também atendeàs normas de acessibilidade. As portas do trem são largas, garantindo a entradade cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, e possuem sensor paraorientar pessoas com deficiência visual. Nas composições, há assentos com cintode segurança destinados exclusivamente a cadeirantes.

Após a implantação daLinha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais detransporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dianuma primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 milpassageiros.

 

 

Assessoria deimprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima(viviane@metrofor.ce.gov.br– 3101.7183 ou 8724.2147)