Trecho da Carapinima é liberado para trânsito

3 de março de 2011 - 17:15

O trecho havia sido interditado em julho de 2010 por conta das obras do Metrô de Fortaleza.



Um quarteirão da avenidaCarapinima, no trecho entre a avenida 13 de Maio e a rua Juvenal Galeno (em frenteà futura Estação do Benfica), sentido Centro, foi liberado para o trânsito. Otrecho havia sido interditado em julho de 2010 por conta das obras do Metrô deFortaleza. Foram realizados no local serviços como a demolição do canteirocentral existente e a construção de uma nova estrutura, deslocamento eimplantação de postes de iluminação, recomposição das caixas de drenagem,execução de calçada e implantação de sinalização vertical/horizontal.

 

A Estação do Benfica éuma das quatro estações subterrâneas do Metrô de Fortaleza. Atualmente, ela temum avanço físico de 97,41%. O Metrô de Fortaleza terá ao todo 20 estações,sendo mais 14 em superfície e duas em elevado. Atualmente,87% das obras civis de todo o sistema foram executadas. Incluindo sistemas ematerial rodante, o percentual de execução é de 65%.

 

Em abril, os doisprimeiros trens comprados da Itália para operar no Metrô vão entrar na fase detestes dinâmicos. Hoje, as duas composições passam por testes estáticos noCentro de Manutenção, na Pacatuba. Os trens vão rodar num trecho de doisquilômetros entre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e VirgílioTávora (antiga Novo Maracanaú), mas ainda sem passageiros. Durante esta fase,serão testados a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia detração e outros itens.

 

A previsão é que emoutubro, o Metrô inicie a operação assistida, período em que os trens vãocircular com passageiros, mas ainda sem cobrança de passagem e em um período detempo reduzido. Nesta etapa, que tem previsão de durar seis meses, serão feitasas aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao novo serviço.

 

 

Assessoria de imprensa doMetrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br -3101.7183)