Audiências públicas discutem Metrô de Fortaleza

19 de abril de 2011 - 12:33

A Assembléia Legislativa vai realizar nesta terça-feira duas audiências públicas.



O andamento das obras daLinha Sul do Metrô de Fortaleza e outros projetos de mobilidade urbana deresponsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos -Metrofor serão temas de duas audiências públicas realizadas na tarde de hoje,terça-feira (19), na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

A primeira audiência foiconvocada pela Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano paradebater o andamento das obras do Metrô de Fortaleza. O evento será às 14h30min,no Complexo das Comissões Técnicas. O presidente da Companhia, Rômulo Fortes,fará a palestra apresentando detalhes da Linha Sul do Metrô de Fortaleza,atualmente em obras. Alinha vai ligar Pacatuba ao centro de Fortaleza ao longo de 24 km de extensão em viadupla, sendo 18 kmde superfície, 3,8 kmsubterrâneo e 2,2 kmem elevado. Osistema terá 20 estações.

Atualmente, estão sendorealizados os últimos ajustes para o início da operação dos dois primeirostrens que vão operar na Linha Sul do Metrô. Os dois trens, de um total de 20comprados da Itália, vão entrar em fase de testes em movimento. Ascomposições vão circular em um trecho de 2,8 quilômetrosentre as estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antigaNovo Maracanaú).

A outra audiência pública,convocada pela Comissão de Cultura e Esportes da Casa, está marcada para as15h30min, no auditório Antônio Gomes de Freitas – 5. O debate será sobreo acompanhamento da execução das obras e infraestrutura, bem como dos serviços,visando o preparo do estado para a realização da Copa do Mundo de 2014. Odiretor de desenvolvimento e tecnologia da Companhia Cearense de TransportesMtropolitanos – Metrofor, Edilson Aragão, será um dos palestrantes. Eledeverá apresentar detalhes sobre a construção do Ramal Parangaba-Mucuripe.

O Ramal ligará a regiãohoteleira da orla de Fortaleza à Paranbaga, atendendo às diretrizes doGoverno Federal, ao passar por portos, aeroportos, rodoviária e estádio. Osistema vai ser operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) e terá 12,7 quilômetrosde extensão. O Ramal passará por 22 bairros da cidade e beneficiará 90 milpassageiros/dia.

 

SERVIÇO:

Audiência pública sobre oandamento das obras do Metrô de Fortaleza.

Horário: 14h30min

Local: Complexo dasComissões Técnicas.

 

Audiência pública sobre oacompanhamento da execução das obras e infraestrutura, bem como dos serviços,visando o preparo do estado para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Horário: 15h30min

Local: Auditório AntônioGomes de Freitas – 5.

 

Mais informações

Assembléia Legislativa doEstado do Ceará – 3277.2500

 

Assessoria de imprensa doMetrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br -3101.7183)