Metrô leva palestra educativa a Liceu do Conjunto Ceará

29 de junho de 2011 - 14:32



Estudantes do Liceu do Conjunto Ceará vão receber nesta quarta-feira (29), às 9 horas, uma palestra do projeto Metrô e Cidadania. A iniciativa foi criada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor para conscientizar a população, principalmente a que vive às margens da linha férrea, para preservar a estrutura da linha férrea. A proposta de palestras educativas tem reduzido o número de ocorrências de depredação de trens, pedradas e outros atos de vandalismos.

 

O projeto existe desde 2002, mas tem sido intensificado diante dos inúmeros investimentos que o Governo do Estado tem feito para melhorar a qualidade do serviço de transporte ferroviário de Fortaleza e Região Metropolitana. Já estão em testes dois trens elétricos que vão operar na Linha Sul do Metrô. Na Linha Oeste, estão rodando 21 carros totalmente remodelados e em fase de testes dois veículos leves sobre trilhos (VLTs) novos.

 

O coordenador do projeto, Fernando Mota, explica que a população deve ter consciência que o Poder Público tem a obrigação de investir, mas ela também tem a sua parcela de responsabilidade em valorizar e manter o sistema ferroviário. “É dinheiro público que está sendo investido que não pode ser jogado fora. A população deve ajudar o governo a cuidar de um patrimônio que é de todos”, reforça.

 

Além dos atos de vandalismo, as palestras conscientizam sobre a proibição do despejo de lixo nos trilhos; da criação de animais domésticos na faixa de domínio e da abertura de passagens de pedestres improvisadas. O Projeto Metrô e Cidadania já vem surtindo resultados positivos. O número de pedradas registrado na Linha Oeste caiu depois do início das palestras. Em 2009, foram registradas 37 ocorrências; em 2010, 15. Este ano, foi registrado um caso.

 

Além de lideranças comunitárias, o Projeto Metrô e Cidadania também está aberto a parcerias com outras instituições como escolas, igrejas, ONGs, movimentos sociais e etc. Quem estiver interessado em receber uma palestra sobre preservação do transporte ferroviário e educação ambiental pode agendar as visitas pelo telefone 0800 275 5558.

 

SERVIÇO

Palestra do Projeto Metrô e Cidadania

Terça-feira (29/06), às 9 horas

Escola Estadual Liceu do Conjunto Ceará – Rua 1.139 A, nº 10 Conjunto Ceará
Contato: Eliete Aguiar Fone: 3101.5594

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)