Palestras contra depredação de trens serão intensificadas com a volta às aulas

1 de agosto de 2011 - 14:25

Projeto Metrô e Cidadania é desenvolvido em escolas que ficam às margens da linha férrea



Apóso retorno das aulas, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos -Metrofor vai intensificar as palestras educativas do Projeto Metrô e Cidadaniapara coibir atos de vandalismos contra os trens urbanos. O principal públicosão os alunos de escolas localizadas às margens da Linha Oeste, que liga ocentro de Fortaleza a Caucaia.

Oouvidor da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – Metrofor, Fernando Mota, explica que a ideia é conscientizaros jovens, principalmente aqueles usuários do sistema de transporteferroviário, sobre seu papel na preservação dos trens e das estações.  “O Governo do Estado fez um esforço emreformar todos os trens da Linha Oeste. Agora, a população tem que nos ajudar amanter esse equipamento”, apela.

Emjunho deste ano, o governador Cid Gomes entregou pessoalmente 31 carros depassageiros e quatro locomotivas totalmente reformados. Os carros ganharampisos novos, janelas reforçadas, bancos com acentos individuais, melhorias nailuminação e acionamento de portas e ar-condicionado. Foram investidos emrecursos próprios mais de R$ 12 milhões.

Noconjunto de obras de melhoria da Linha Oeste, também foram recuperados 17 quilômetros devia permanente e duplicados outros 2,5 quilômetros,reformadas nove estações e foi realizado o trabalho de sinalização daspassagens de nível. Também foi concluído o viaduto rodoviário Visconde deCauípe, em Caucaia. Todoo projeto teve um investimento total de mais de R$ 124 milhões.

Fernando Mota acrescenta que a segurança dentro dos vagões e nosespaços pertencentes à Companhia também foi reforçada. Atos de vandalismos,pedradas e qualquer tipo de depredação estão sendo coibidos. As palestraseducativas também conscientizam sobre a proibição de colocar lixo e entulhos nalinha férrea.

Noinício deste ano, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos -Metrofor, em parceria com a Prefeitura de Caucaia, retirou cerca de 90 caçambasde lixo entre as estações de Jurema e de Araturi. “Não dá pra fazermos nossotrabalho e a população continuar sujando. Ela tem que colaborar”, diz Fernando Mota.

Alémde escolas, as palestras do Projeto Metrô e Cidadania também são realizadas emcentros comunitários, igrejas, sindicatos e outras entidades coletivas. Quemtiver interesse em pedir uma visita, pode ligar para os telefones 3101.7105 ou0800.275.55.558. Também pode ser enviada solicitação pelo email rp@metrofor.ce.gov.br.

 

Assessoriade imprensa do Metrô de Fortaleza

VivianeLima (viviane.lima@metrofor.ce.gov.br– 3101.7183 ou 8724.2147).