Coema aprova parecer do ramal Parangaba Mucuripe

5 de setembro de 2011 - 16:47

Quando a resolução for publicada no Diário Oficial, o Governo solicitará a Licença de Instalação.

O Conselho Estadual do MeioAmbiente (Coema) aprovou, na manhã de sexta-feira, 2, o parecer técnico referenteao projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Ramal Parangaba-Mucuripe. Coma aprovação por 17 votos a favor a Licença Prévia foi aprovada. Na próximasemana, quando for publicada no Diário Oficial a resolução, o Governosolicitará a Licença de Instalação.

A aprovação também permitirá queo Governo faça a apresentação do projeto em cada comunidade, para identificaras principais demandas em cada uma delas. Nas reuniões com as comunidades dos22 bairros por onde a obra passará, será detalhado o plano para adequar asfamílias que terão suas moradias comprometidas com as obras do ramalParangaba-Mucuripe, uma das obras de mobilidade para a Copa do Mundo 2014. A reunião aconteceuno auditório da Procuradoria Geral do Estado.

Pelo projeto, as famílias queterão suas moradias totalmente utilizadas ou com uso do terreno quedescaracterize o bem para moradia e avaliadas em até R$ 40 mil, receberão umapartamento totalmente quitado, além do valor da indenização. Para as famíliascom valores de desapropriação acima de R$ 40 mil, o apartamento será entreguemediante compromisso dos moradores de pagar prestações ao Programa Minha CasaMinha Vida, que variam de R$ 50 a R$ 100 de acordo com a renda. Estas famílias tambémterão direito às indenizações. As moradias serão construídas em terrenos nazona sul da Capital, próximo ao conjunto José Walter, com licença deinstalação.

Saiba mais:

O Ramal Parangaba – Mucuripe seráuma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana emFortaleza para a Copa de 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs e fará aconexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto doMucuripe. Serão 11,3 kmem superfície e 1,4 kmem elevado.

A obra visa a remodelação doramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte decarga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. ORamal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A previsão é que aobra tenha início no segundo semestre deste ano e seja concluída em 2013.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos(VLTs) fabricados pela Bom Sinal no Cariri, conduzirão os passageiros. Movidosa diesel, os VLTs possuem ar-condicionado, sendo mais confortáveis que osantigos trens.

Mais Informações

Assessoria de Comunicação da Seinfra