Metrô de Fortaleza treinará funcionários no Metrô de São Paulo

20 de setembro de 2011 - 16:52

Convênio assinado entre o Metrô de São Paulo e o de Fortaleza terá duração de 60 meses.



No início de novembro, a Companhia Cearense de TransportesMetropolitanos – Metrofor deve enviar um grupo de funcionários com perfil deinstrutores para treinamento no Metrô de São Paulo. A ação é uma das previstasno convênio de cooperação e integração técnica-científica e operacional entre oMetrô de Fortaleza e o Metrô de São Paulo. O acordo foi publicado no início desetembro no Diário Oficial do Estado e tem duração de 60 meses.

A parceria vai permitir ainda apoio técnico à consolidaçãoe desenvolvimento de tecnologias voltadas à operação do Metrô de Fortaleza;transferência de materiais ou equipamentos por empréstimo ou outro ajuste; eassessoria e consultoria em diversas áreas, tais como diagnóstico e estudo deplanejamento de transporte público, estudos de política e sistemas tarifários;integração dos serviços de transporte.

A diretora de Gestão Empresarial do Metrô de Fortaleza,Cissa Maia, diz que a parceria com o Metrô de São Paulo foi buscada por esseser o sistema metroviário mais avançado do País. “Eles possuem a melhortecnologia, um sistema rápido e de alta higiene”, elogia.

Ela acrescenta que além do convênio com o Metrô de SãoPaulo, o Metrofor possui também parcerias com a Companhia Paulista de TrensMetropolitanos (CPTM), também referência no ramo de transporte ferroviário, e aSuperintendência de Trens Urbanos do Recife – METROREC. Na capitalpernambucana, 35 funcionários do Metrô de Fortaleza já foram treinados. “Osistema do METROREC é bem semelhante ao nosso”, diz Cissa.

Segundo a diretora, todos os convênios firmados visam àcapacitação de pessoal e à troca de experiências entre as empresas e o Metrô deFortaleza. “O nosso objetivo é adquirir o conhecimento na visão metroviária e origor no treinamento voltado ao início da operação do Metrô de Fortaleza”,avalia Cissa Maia.

Na última segunda-feira, opresidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, integrou uma comitiva quevisitou as obras da Linha Sul do Metrô de Fortaleza e destacou a parceria com oMetrofor. “Estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Através doconvênio, vamos enviar técnicos e engenheiros que vão ajudar no início daoperação do Metrô de Fortaleza”, diz. Além de Avalleda, estiveram presentes navisita o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo,Jurandir Fernandes; o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM), Mário Bandeira, e o presidente da Empresa Metropolitana de TransportesUrbanos (EMTU), Joaquim Lopes.

A primeira linha de Metrô de Fortaleza ligará o municípiode Pacatuba, na Região Metropolitana, ao centro da Capital. Serão 24,1 quilômetrosde extensão e ao todo 20 estações. Atualmente, mais de 90% das obras civisestão concluídas. Até o fim deste ano, elas devem ser finalizadas. No primeirosemestre de 2012, parte da Linha Sul deve entrar em testes com passageiros. Aprevisão é que até o fim do próximo ano, seja iniciada a operação comercial. ALinha Sul terá um investimento total de cerca de R$1,7 bilhão, contabilizando recursos da União e do Estado.

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br– 3101.7183 ou 8724.2147)