A Copa de 2014 e o Metrô

21 de novembro de 2011 - 14:03

A escolha de Fortaleza como uma das sedes da Copa de 2014 vai mudar a cara da cidade.

Bem antes do início dos jogos, a Capital do Ceará deverá passar por uma verdadeira revolução em sua estrutura de transporte, lazer e serviços. Na área de transportes, o grande desafio é melhorar a mobilidade urbana da cidade, o que vai repercutir na melhoria dos tipos de modais oferecidos à população e visitantes, na redução do tempo das viagens e na eficiência e qualidade do serviço prestado. 

Nesse cenário, a construção do Metrô de Fortaleza é uma das prioridades do Governo do Estado para a Copa do Mundo. No caderno de encargos da Copa 2014 entregue à Federação Internacional de Futebol (Fifa), o Ceará se comprometeu a implantar a Linha Sul e o Ramal Parangaba – Mucuripe para passageiros, que será operado por veículo leve sobre trilhos (VLT).

A Linha Sul liga a Estação Carlito Benevides, no município de Pacatuba, à Estação Central Xico da Silva, no Centro de Fortaleza, ao longo de 24 quilômetros. O projeto terá um investimento total na ordem de R$ 1,705 bilhão. Em setembro, chegam ao Ceará os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs), de um total de 20, comprados da Itália para operar no sistema e será iniciada a fase de testes. Em 2011, o Metrô deve entrar em operação comercial. 

No segundo estágio do Metrô de Fortaleza, está prevista a construção da Linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia. Nesse trecho, que é hoje operado pelo sistema diesel, estão sendo realizadas atualmente melhorias na via permanente, no material rodante e nas estações. As obras da linha metroviária, que serão feitas em uma etapa posterior, contemplarão 19 km, sendo 16.8 km em superfície e 2.2 km em elevado; a execução de 14 estações metroviárias; a construção de viadutos para eliminação das passagens de nível; e a eletrificação da linha. O empreendimento terá um investimento de R$ 847 milhões.

O Governo do Estado também projeta a construção de um ramal que vai ligar a Estação da Parangaba ao Porto do Mucuripe. Atualmente, essa linha é somente para cargas, mas até a Copa deverá passar a transportar passageiros em seis VLTs. Para facilitar a locomoção dos turistas que vierem ao Ceará para acompanhar os jogos, o governo estadual também tem o projeto de construir uma extensão do Ramal Parangaba-Mucuripe que passará pelo Estádio Castelão, sede dos jogos da Copa, e pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Para se atingir o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Fortaleza, a aplicação do conceito de integração plena entre todos os modais é fundamental. Desta forma, metrô, ônibus e vans devem integrar uma só rede de transporte que vai beneficiar não somente os visitantes que vierem à cidade para ver os jogos da Copa, bem como a toda a população local. A previsão é que, com a integração plena entre os transportes, a Linha Sul, a Linha Oeste e o Ramal Parangaba – Mucuripe do Metrô transportem juntos cerca de 700 mil passageiros por dia, em 2014.