21 de novembro de 2011 - 12:52

As elevadas taxas de crescimento populacional, juntamente com a política de implantação de grandes conjuntos habitacionais localizados nas periferias das principais cidades brasileiras, acarretaram um importante incremento da demanda por transporte público uma vez que os pólos de atração de viagens por motivo de emprego, educação, saúde e lazer tornaram-se mais distantes. Na Região Metropolitana de Fortaleza, grande parte dessas unidades habitacionais foi instalada ao longo dos eixos ferroviários existentes, onde se concentra, hoje, cerca de 2/3 da demanda por transporte público de passageiros.

O projeto METROFOR, cujos estudos e planos iniciais foram desenvolvidos na década de 80, busca implantar um eficiente sistema integrado de transporte de massa , através da modernização por etapas, do sistema ferroviário de transporte de passageiros existente, integrado com os demais meios de transporte atualmente em operação e em consonância com os Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Guaiúba, situados na área de influência dos corredores ferroviários.

A implantação do Trem Metropolitano de Fortaleza tem como meta principal o equacionamento de questões:

De natureza institucional, adequando-se ao preceito constitucional e de acordo com o previsto na Lei Nº. 8.693/93, como integrante do Programa de Descentralização dos Serviços de Transporte Ferroviário Urbano e Suburbano da União para os Estados e Municípios;
 De natureza administrativa, visando a redução dos custos operacionais, aumento real de produtividade e aumento de receita própria;
 De natureza físico-operacional, pela implantação de um sistema moderno de trens urbanos na Região Metropolitana de Fortaleza, integrado ao tecido urbano e aos demais modos de transporte.

O projeto é a continuidade dos esforços iniciados com a Descentralização dos Transportes Metropolitanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, que estão transferindo a gestão dos transportes ferroviários metropolitanos da alçada Federal para os respectivos Estados e Municípios, a fim de permitir uma integração modal e tributária mais efetiva.