Histórico

21 de novembro de 2011 - 12:22

O Projeto METROFOR, com estudos e planos iniciais desenvolvidos na década de oitenta, tem como objetivo maior atender à Região Metropolitana de Fortaleza, especialmente à população dos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, situadas na área de influência dos Corredores Norte e Sul do transporte de massa, onde está concentradas cerca de 2/3 da demanda de transporte público de passageiros e a maior parte dos conjuntos habitacionais dos municípios mais populosos.

O projeto se utiliza do modal ferroviário aproveitando, em sua maior parte, o leito dos sistemas atualmente operados pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos – METROFOR, preconizando, através de implantação por etapas, um sistema de integração modal e tarifária, em consonância com os meios de transporte atualmente em operação.

Por recomendação do Governo do Estado foi realizado, no período 1996/97, estudo de demanda por transporte de caráter abrangente na Região Metropolitana, a partir de pesquisa domiciliar de origem e destino, quando foram levantados os deslocamentos de pessoas e todos os componentes sócio-econômicos, além dos fatores de desenvolvimento e crescimento dos municípios envolvidos, projetando cenários para reavaliação.

Os dados de demanda confirmaram os eixos de transporte anteriormente escolhidos e indicaram aberturas para expansão do sistema. Diante disso, houve necessidade de revisão nos projetos de obras civis e especificações técnicas de material rodante e sistemas, para os projetos básicos integrantes do material técnico necessário às licitações internacionais, tendo em vista a contratação do empreendimento.

Paralelamente, foram reiniciadas as discussões com a comunidade técnica e os órgãos públicos da administração local, reexaminando-se o projeto, principalmente sob os aspectos dos impactos na cidade, quando se optou pela solução de travessia subterrânea na zona central de Fortaleza, em substituição a antiga solução da via em elevado.

O projeto é de grande relevância social por beneficiar contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além de propiciar uma profunda reformulação do sistema urbano, em especial na questão da requalificação do centro de Fortaleza e de possibilitar a implantação de um novo modelo de transporte público de passageiros na RMF, transportando, ao final das três etapas de implantação, cerca de 350 mil passageiros por dia.

O sistema proposto possibilitará a redução da poluição ambiental, do congestionamento das vias urbanas e de acidentes de trânsito, além da  diminuição efetiva nos tempos de viagens e de espera para os usuários, devendo salientar ainda a redução do custo operacional dos ônibus, pela racionalização prevista na concepção de integração dos sistemas, melhorando qualitativamente a vida da população.

Projeto prevê, também, a modernização do sistema, seguindo a mais avançada tecnologia da construção metroferroviária implantada em países mais desenvolvidos, levando em conta um custo compatível com a realidade sócio-econômica da região e buscando, sobretudo, a eficiência, o conforto e a segurança no transporte dos usuários.