Implantação do Metrô de Sobral

21 de novembro de 2011 - 14:04

Proposta do Projeto Metrô de Sobral.

A cidade de Sobral, já caracterizada como destaque sócio-econômico da região Norte, foi considerada pela revista especializada em turismo da Editora RMC de São Paulo como uma das melhores cidades do Brasil quanto à qualidade de vida, saindo do padrão da maioria das cidades cearenses. Essa qualidade de vida é demostrada no baixo índice de violência, alto nível cultural representado pelos seus inúmeros espaços, além de seus locais para lazer e prática desportivas. Entretanto, Sobral ainda não possui um moderno sistema de transporte integrado, rápido e seguro, que proporcione conforto e mobilidade urbana capaz de gerar desenvolvimento e progresso na região. Esta é a proposta do Projeto Metrô de Sobral, um sistema de transporte ferroviário de passageiros, que fará uso de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), nacionalmente aceito como um modal alavancador de investimentos e desenvolvimento do seu entorno.

Sobral não só merece, mas também precisa e está pronto para receber investimentos e melhorias no seu sistema de transporte público existente. Todas as suas características de uso e ocupação do solo, aglomerado populacional, vetores de crescimento, atividade comercial e industrial e equipamentos geradores de demanda atestam a necessidade da implantação deste sistema, baseada num planejamento que considere todas as variáveis sócio-econômicas e geográficas, permitindo assim, seu crescimento de forma sustentável.

O projeto fará uso da malha ferroviária subutilizada que cruza a cidade, promovendo menores investimentos de implantação. O transporte de passageiros sobre trilhos é historicamente reconhecido e caracterizado por requalificar a área do entorno das estações, propiciando assim geração de renda, movimentação da economia e o conseqüente incremento no número de viagens.

Portanto, o projeto Metrô de Sobral se propõe a atingir os seguintes objetivos:

Garantir acessibilidade física e social à população usuária de um sistema de transporte público seguro, confortável e adequado com oferta de viagens, assentos e informações de qualidade;
 Oferecer um sistema de transporte público com tarifa razoável e suportável à população;
 Oferecer um sistema de transporte público passível de integração física e operacional;
 Ofertar um sistema de transporte público que priorize a segurança dos usuários e dos não-usuários, bem como a preservação do meio ambiente e a requalificação do tecido urbano;
 Aumentar a qualidade de vida da população sobralense.

O Metrô de Sobral se configurará como um elemento estratégico fomentando a atividade comercial, turística, industrial e cultural do município, face às suas características operacionais de segurança, conforto, rapidez e de regularidade. A operação e o gerenciamento do sistema de Metrô de Sobral serão de responsabilidade do METROFOR, que por força da Lei Estadual nº. 12.682/1997, alterada pela Lei Estadual nº. 13.410/2003, tem plena competência para a exploração e a operação do transporte de passageiros sobre trilhos ou guiados no âmbito do Estado do Ceará.

Características técnicas e operacionais da implantação e operação futura do Metrô de Sobral:

O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município e possuirá duas linhas principais:

A primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de quase sete quilômetros, é baseada no aproveitamento da linha ferroviária que já existe, e deverá ligar os bairros Sinhá Sabóia e COHAB II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) margeando o Centro, e passando por outros bairros populosos, atendendo diversos elementos geradores e atratores de viagens por meio de 07 estações:

Estação COHAB II – SINHÁ SABÓIA, localizada no km 229 da Linha Norte da   Malha Ferroviária do Nordeste;
 Estação DOM EXPEDITO;
 Estação BOULEVARD DO ARCO;
 Estação CORAÇÃO DE JESUS;
 Estação PAÇO MUNICIPAL;
 Estação DOM JOSÉ;
 Estação SUMARÉ, no km 236 da da Linha Norte da Malha Ferroviária do Nordeste.

A segunda, chamada de Linha Norte, com extensão de quase quatro (04) quilômetros,  consiste na implantação de 5,8km de via, partindo da fábrica da Grendene acompanhando o traçado do antigo ramal de Camocim, passando pelo Bairro Coração de Jesus (Centro) e indo até o Bairro COHAB III. Trata-se de um trecho com elevado adensamento urbano e várias interferências com equipamentos públicos. Possuirá 4 (quatro) estações:

Estação GRENDENE;
 Estação CORAÇÃO DE JESUS;
 Estação do JUNCO;
 Estação JOSÉ EUCLIDES;

A estação CORAÇÃO DE JESUS servirá como ponto de integração entre as duas linhas, possibilitando que os usuários efetuem transbordo e se desloquem em direção a qualquer lado da cidade. (Ver mapa 02 em anexo)

Material Rodante:

05 veículos automotriz, do tipo VLT, com motorização diesel, tração hidráulica, movimentação bidirecional, duas cabines de comando, e ar condicionado;
 Veículos com capacidade para 230 passageiros;
 Velocidade máxima operacional de 60 km/h;
 Composições medindo 29 metros de comprimento

projetos_futuros1.jpg

Layout interno proposto

projetos_futuros2.jpg

Layout externo proposto

Via Permanente e Edificações:

Ligação entre estações ao longo de 07 quilômetros de linha férrea existente em via singela somando-se a 04 quilômetros de linha a ser construída, também em via singela;
 Bitola métrica;
 01 oficina de manutenção e Centro de Administração e Controle Operacional dos trens;
 11 estações sendo: uma de cruzamento, quatro nas extremidades e seis intermediárias.

Anexo I – Mapa das linhas da antiga REFFSA – Ceará (Norte e Sul)

projetos_futuros3.jpg

Anexo II – Mapa explicativo do percurso proposto para o Metrô de Sobral